Projeto “Verão no Clima 2019” será encerrado nesta quarta, na Praia do Perequê


Fotos: Divulgação / PMI

Legenda: A ação já retirou da natureza pneus, calçados, garrafas PET, latas de alumínio e outros





De 4 de janeiro a 6 de março o projeto recolheu 7.860 litros de lixo



Hoje (6), às 12h30, na Praia do Perequê, será encerrado em Ilhabela o Projeto “Verão no Clima 2019”, com mais uma ação e divulgação de resultados alcançados com os mutirões de limpeza e diversas atividades de conscientização ambiental. O projeto é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, em parceria com a Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Meio Ambiente



De 4 janeiro até o dia 6 de março, os monitores abordaram 3.680 pessoas, entre elas moradores, turistas e veranistas, e recolheu 7.860 litros de lixo. Somente em um dia, em 9 de fevereiro, o mutirão de limpeza do projeto recolheu 160kg de volumes inservíveis entre a orla da Barra Velha e o Perequê. Na ocasião, cerca de 20 pessoas, acompanhadas pela secretária de Meio Ambiente, Maria Salete Magalhães, participaram da ação e retiraram da natureza pneus, carrinho de bebê, quadro de bicicleta, calçados, garrafas PET, latas de alumínio e outros, sendo a grande maioria objetos de plástico. Os volumes foram destinados ao Centro de Triagem (CT), para o descarte correto.



As atuações do projeto passaram por diversos locais, entre eles praias e cachoeiras: praias do Curral, Engenho D'água, Grande, Pequeá, Julião, Viana, Portinho, Siriúba, Feiticeira, Arrozal, Ilha das Cabras, Praia do Sino, Itaguassú, Pinto, Itaquanduba, Armação, Perequê e Ponta Azeda. Também receberam atividades a fila da balsa, caminhão cinema na Praia do Perequê e a Corrida Verão no clima, na Praia do Perequê.



“Trata-se de um trabalho de educação ambiental que fala a respeito da responsabilidade de cada um em preservar as praias e os animais por meio do descarte consciente dos resíduos nos locais apropriados”, afirma a secretária de Meio Ambiente, Maria Salete Magalhães.



O projeto contou com a parceria da secretaria de Esporte e Lazer, que arrecadou e doou 428kg de alimentos não perecíveis ao Fundo Social de Ilhabela, coletados na Corrida Ilhabela Runner “Verão no Clima”, realizada pela Comunicação 3 Brasil, com o apoio do “Projeto Verão no Clima”.



O prefeito, Márcio Tenório, elogiou a iniciativa e investimentos da Administração. “Apoiamos o projeto por entender que a conscientização é muito importante para a preservação do meio ambiente. A Prefeitura tem trabalhado para uma melhor gestão dos resíduos e com isso, gerenciar, de forma mais sustentável, a instalação de novas lixeiras em diversos pontos da Ilha, principalmente nas praias e cachoeiras de grande visitação, além de praças e parques. Também estamos investindo R$ 160 milhões em saneamento básico para recuperar a falta de grandes investimentos nas últimas décadas”.

Comentários

Postagens mais visitadas