Ação Lixo Marinho Retira 111kg de lixo da costeira de Ilhabela
Foto: Divulgação / OPL
Ação Lixo Marinho Retira 111kg de lixo da costeira de Ilhabela
Empresa contratada pela Prefeitura de Ilhabela encontra acento de privada, cordas, garrafas PET e calçados nas costeiras da Ponta das Canas, Pacuíba, Jabaquara e Veloso
O descarte de lixo nos oceanos acontece no mundo todo, mas só sentimos o impacto deste ato quando nos deparamos com nossas águas e praias cheias de detritos. Ilhabela, por conta da posição geográfica que se encontra, tem sentido o efeito desse descaso com a natureza ainda mais de perto.
A circulação de corrente marinha, que é grande por conta do canal, faz com que o lixo que vem de toda parte do litoral, se acumule nas águas e costeiras do arquipélago. Além de poluir o mar, o lixo que não para na costeira, chega até as praias e também são a causa da morte da maioria dos animais marinhos.
Notando que as correntes marinhas tem levado muito lixo para o sentido norte, a Ação Lixo Marinho, realizada pela empresa Operação Praia Limpa, contratada pela a Prefeitura de Ilhabela, intensificou no último final de semana a limpeza na costeira do lado norte do arquipélago.
As costeiras da Ponta das Canas, Pacuíba e Jabaquara receberam, no sábado, 6, e domingo, 7, a equipe da Ação Lixo Marinho, que encontrou por lá materiais como acento de privada, cordas, garrafas PET, vidro, diversos calçados, isopor, isqueiro, muito plástico, entre outros resíduos.
No lado Sul da Ilha também teve limpeza, e na costeira da praia do Veloso também foi retirada uma grande quantidade de sujeira, totalizando 111kg de lixo retirado da costeira no final de semana. “O mosaico formado pela disposição natural das pedras, funciona muitas vezes como uma barreira, impedindo que o lixo circule pela superfície e coluna d´água, ou se acumule no fundo do mar. A limpeza das costeiras é fundamental para que se libere os poros existentes entre as pedras, melhorando a qualidade das águas marinhas e da paisagem da costeira”, explica o Engenheiro Ambiental, Kelvin Teixeira.
Poluição dos oceanos
Um relatório divulgado pelo departamento de ciências do governo do Reino Unido, em 2018, revelou uma tendência nada animadora. Segundo a pesquisa, até 2025, os oceanos do planeta estarão três vezes mais poluídos com plásticos. O mais grave, é que, de acordo com as estimativas, atualmente já existe ao menos 5,25 trilhões de pedaços de plástico com tamanho médio de cinco milímetros que sujam as águas marítimas.
Em 2016, um estudo divulgado pelo Fórum Econômico Mundial de Davos, afirmou que até 2050 os oceanos terão mais pedaços de plástico do que de peixes. Por isso, a Ação Lixo Marinho tem se preocupado em conscientizar ocupantes de embarcações, pescadores e moradores das comunidades tradicionais, sobre o descarte correto do lixo. “Todos nós nos preocupamos com a quantidade de lixo que temos retirado do mar desde que começou a Ação Lixo Marinho em fevereiro. A Prefeitura realiza a limpeza das praias, para evitar que o lixo deixado nas areias acabe no mar. Nós temos feito a limpeza de superfície e retirado lixo do fundo do mar com nossos mergulhadores, e limpando as costeiras, mas o fundamental mesmo é que as pessoas entendam que o lixo não pode ser descartado incorretamente. E para isso, o trabalho de conscientização e limpeza tem que ser feito o ano todo. Não é só durante a alta temporada que tem lixo, é o ano todo”, alerta o Diretor da Operação Praia Limpa, Rogério Vieira Lima Muniz.
A Ação Lixo Marinho teve início em fevereiro e segue até o final do mês de abril, e mesmo com o inicio da baixa temporada, segue pelo mar e nas comunidades conscientizando pescadores e ocupantes das embarcações sobre o descarte correto do lixo.
A ação Lixo Marinho realizada pela empresa Operação Praia Limpa é contratada pela Prefeitura Municipal de Ilhabela, através da Secretaria de Meio Ambiente, e recebe o apoio institucional das empresas Concessionária Chevrolet Veibrás, Macboot, Rádio Ilhabela FM, ABLM, Instituto Supereco e KL Ambiental – Engenharia e Consultoria.
Para conhecer mais sobre o Projeto Operação Praia Limpa, visite o facebook: https://pt-br.facebook.com/operacaopraialimpa/
Para fotos em alta, contate nossa assessoria: 12. 99200-0844
Comentários
Postar um comentário