Prefeitura de Ilhabela trabalha em diversas ações voltadas ao meio ambiente
Imagem/Arte: Divulgação / PMI
Uma das principais iniciativas é o projeto de um laboratório de monitoramento ambiental para o acompanhamento da qualidade da água
Como parte das inúmeras ações para preservar e manter a beleza da cidade campeã de preservação de Mata Atlântica em todo o país, de acordo com estudo da Organização Não-Governamental SOS Mata Atlântica e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, trabalha em diversos projetos simultaneamente.
Uma das principais iniciativas é o projeto de um laboratório de monitoramento ambiental para o acompanhamento da qualidade das águas marinhas e continentais visando a preservação ambiental, saúde da população e garantia da qualidade dos recursos hídricos.
De acordo com a apresentação técnica do projeto realizada na última segunda-feira (1º), na presença da prefeita Maria das Graças Ferreira, a Gracinha, e da secretária de Meio Ambiente, Maria Salete Magalhães, o objetivo é monitorar e avaliar os córregos e efluentes que correm para o mar visando o controle e prevenção. A ideia baseia-se na Política Nacional dos Recursos Hídricos (PNRH), de 1997; no Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e na lei municipal 291/98.
O cronograma de atividades do esboço, em sua fase 1, fala da adequação física do espaço existente para comportar o laboratório, no Centro de Educação Ambiental (CEA), no Parque das Cachoeiras.
Já a estratégia e operacionalização prevê a coleta e monitoramento da água do mar em 19 praias, definidas pelo maior fluxo de usuários, duas vezes por semana, para complementar os dados de avaliação da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), assim como a coleta de análise de dez córregos e efluentes.
Ainda na área do saneamento, a Secretaria de Meio Ambiente solicitou a abertura de processo licitatório para contratação de empresa de engenharia com fornecimento de materiais e mão de obra para adequação e complementação de seis Estações Elevatórias de Esgoto (ETE’s) e inspeção e limpeza de redes coletoras de esgoto.
As estações estão localizadas no Reino, Santa Terezinha, Costa Bela e Armação e tiveram suas obras iniciadas em administrações anteriores, porém não contavam com licenças de implantação junto à Cetesb, nem adequações hidráulicas e elétricas para início das operações. Hoje, essas estações estão devidamente licenciadas e receberão obras finais. As redes coletoras já implantadas na Costa Bela, Santa Terezinha e Feiticeira estão inoperantes e deverão passar por inspeção, limpeza e reabilitação para a devida operacionalização.
Com essas atitudes, a Administração Pública Municipal vem avançando em diversas questões relacionadas ao meio ambiente, bem precioso e de grande atrativo no arquipélago.
Comentários
Postar um comentário