Chefs famosos, boa comida, música e cinema são atrações do Festival do Camarão




Fotos: Ayeska Barros / PMI





Chefs famosos, boa comida, música e cinema são atrações do Festival do Camarão

Boulevard do Camarão conta com pratos especiais, cozinha-show, muita música, concursos e sessões de cinema a partir desta sexta-feira (23); os restaurantes participantes trazem cardápios à base do fruto do mar diariamente



O 24º Festival do Camarão de Ilhabela entra na reta final a partir desta sexta-feira (23). Até domingo (25), turistas e moradores poderão aproveitar a intensa programação cultural e gastronômica no Centro Histórico da cidade, onde está instalado o Boulevard do Camarão. Tradição na cidade desde 1995, o evento deve repetir o sucesso do primeiro final de semana e receber milhares de pessoas interessadas em saborear pratos elaborados especialmente para ter o crustáceo como protagonista, além de conferir de perto atrações como apresentações musicais, cozinha-show com chefs de renome nacional, destaques locais e concursos amadores de chefs e sessões de cinema.



Após o sucesso do primeiro final de semana, quando a cidade contabilizou 95% de ocupação dos hotéis e intenso movimento no Boulevard do Camarão, o Festival recomeça valorizando jovens e novos talentos. A partir das 14h desta sexta-feira (23), o chef Guga Rocha (Cozinha Tropicalista) comanda a atividade de Cozinha Kids. Na sequência, é a vez do Concurso Chef Amador. Guga Rocha volta ao palco para uma aula-show, às 21h30. Já a música começa às 18h, com o Festival do Choro.



O esporte entra em cena no sábado (24), com a Regata do Camarão, a partir das 14h. No Boulevard do Camarão, às 18h, Maria Carmen sobe ao palco para o show de lançamento do álbum Caixinha de Surpresa. Em seguida é a vez das aulas-show com a chef Cecilia Padilha (Yes We Cook!) e com o chef Ivan Achcar (EGG - Escola de Gestão em Negócios da Gastronomia). A partir das 21h30, Festival do Choro encerra as atividades noturnas.



No domingo (25), a atração principal no Boulevard do Camarão é a aula-show com chef Jimmy McManis “Ogro” (Ogrostronomia e Burgertopia), às 20h30. Antes, às 16h, o chef Ivan Achcar (EGG - Escola de Gestão em Negócios da Gastronomia) ministra sobre Gestão em Gastronomia. Ele será seguido pela Tradicional Paella do chef Tonhão, a partir das 19h. Como na noite anterior, o Festival do Choro fecha as atividades.



O evento é realizado pela Associação Empresarial e Comercial de Ilhabela junto à Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, que optou por utilizar a estrutura de estandes do Race Village, montada durante a Semana de Vela, em julho, para instalar o Boulevard do Camarão. “O projeto foi montado de forma harmônica, para integrar a Vila ao Festival. Assim como no primeiro final de semana, esperamos receber milhares de pessoas e obter um bom retorno financeiro para os comerciantes e para toda cidade. Queremos que moradores e turistas aproveitem o evento, que foi preparado com todo o cuidado”, garantiu o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Ilhabela, Rafael Morais.



Além das atividades e dos estandes com pratos no Centro Histórico da Vila, os 48 restaurantes participantes servem pratos exclusivos. As opções são desde pastel e espetinho de camarão até arroz cremoso com camarão, incluindo camarão na moranga e purê de mandioquinha com camarão. São pratos para todos os gostos e diversos valores. O cardápio de cada estabelecimento poderá ser encontrado no guia ilustrado do Festival, distribuído no Boulevard e em pontos estratégicos ao longo da ilha, como comércios e pontos de informação turística.





Cinema - Assim como no mês náutico de julho, o 24° Festival do Camarão tem sessões de cinema neste final de semana. As entradas serão gratuitas e disponíveis neste sábado e domingo, na Praça das Bandeiras, na Vila. Serão exibidos seis filmes diariamente, com uma programação pensada para todas as idades. Para adquirir os ingressos e garantir lugar nas sessões é preciso se apresentar na recepção do cinema uma hora antes da exibição do filme. A sala tem capacidade para 70 lugares, sendo um exclusivo para portador de necessidades especiais e dois para cadeirantes.





História - O Festival do Camarão de Ilhabela teve início em 1995, devido a uma união dos empresários filiados à Associação Comercial da cidade, que resolveram movimentar a baixa temporada e o setor hoteleiro, além de promover o município, tanto para os moradores quanto para visitantes.



A primeira edição do festival ocorreu no mês de agosto, não por acaso o mês anterior havia sido marcado pelo fim do defeso – período determinado anualmente pelo Ibama, no qual fica proibida a pesca do camarão. Liberados, os pescadores foram em massa às águas do Litoral em busca do crustáceo e a quantidade resultante dessa “retomada”, que normalmente já é alta, naquele ano foi exorbitante.



O camarão chegou aos comerciantes a R$ 12,00 o quilo e, com o passar dos dias, teve o valor ainda mais reduzido, aumentando a pressa dos comerciantes em dar um jeito em todo aquele estoque em pleno inverno. Por isso, organizaram a primeira edição do Festival, que foi um sucesso, motivando a continuidade ano a ano.





Programação do 24° Festival do Camarão:

Sexta-feira - 23 de agosto

14h - Cozinha Kids - Chef Guga Rocha (Cozinha Tropicalista)

16h - Concurso Chef Amador

19h30 - Vencedor Chef Amador

21h30 - Aula-show - Chef Guga Rocha (Cozinha Tropicalista)

21h30 - Festival do Choro



Sábado - 24 de agosto

14h - Regata do Camarão

18h - Show com Maria Carmen (lançamento do álbum Caixinha de Surpresa)

19h30 - Aula-show - Chef Cecilia Padilha (Yes We Cook!)

20h30 - Aula-show - Chef Ivan Achcar (EGG - Escola de Gestão em Negócios da Gastronomia)

21h30 - Festival do Choro



Domingo - 25 de agosto

16h - Aula de Gestão em Gastronomia - Chef Ivan Achcar (EGG - Escola de Gestão em Negócios da Gastronomia)

19h - Tradicional Paella - Chef Tonhão

20h30 - Aula-show - Chef Jimmy McManis “Ogro” (Ogrostronomia e Burgertopia)

21h30 - Festival do Choro





Cinema grátis no Centro Histórico

Confira a programação e verifique a classificação indicativa antes de retirar o ingresso com uma hora de antecedência:





Sábado – 24 de agosto

10h – Turma da Mônica: Laços (Livre/Original)

12h – Uma Quase Dupla (12 anos/Original)

14h – Mulheres Alteradas (12 anos/Original)

16h20 – Assim é a Vida (12 anos/Legendado)

18h40 – Robin Hood: A Origem (14 anos/Legendado)

21h – A Sereia - Lago dos Mortos (16 anos/Dublado)



Domingo – 25 de agosto

10h – Turma da Mônica: Laços (Livre/Original)

12h – Detetives do Prédio Azul 2 – O Mistério Italiano (Livre/Original)

14h – A Menina e o Leão (12 anos/Dublado)

16h20 – A Cinco Passos de Você (12 anos/Legendado)

18h40 – Pegando Fogo (12 anos/Legendado)

21h – De Pernas pro Ar 3 (14 anos/Original)

Comentários

Postagens mais visitadas