Prefeitura de Ilhabela avança na recuperação do jundu
Fotos: Divulgação / PMI
Legenda: O jundu é uma mata de baixa estatura (aproximadamente entre 30cm a 1,50m), formada por gramíneas e arbustos com uma rede de raízes profundas
A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, tem trabalhado, intensamente, para promover a recuperação do jundu em diversos pontos da cidade. Como parte dessa importante tarefa, a recuperação da mata jundu vem avançando.
O principal objetivo, de acordo com a pasta responsável, é a reconstituição da vegetação de restinga e a contenção do avanço de marés. Áreas foram protegidas e a regeneração natural aconteceu. Algumas localidades, como os bairros Perequê, Barra Velha e Barreiros já sentem os efeitos da reabilitação do jundu.
A Secretaria de Meio Ambiente explica que o jundu é uma vegetação típica de áreas de restinga, uma espécie rasteira, encontrada em ambientes costeiros. Mesmo sendo uma vegetação “frágil”, o jundu é uma importante barreira física conta o avanço de marés e consequentemente, evita erosões provocadas por ressacas. Ademais, é um importante alimento para insetos, avifauna e herpetofauna (conjunto de répteis e anfíbios de uma determinada região).
“O município de Ilhabela tem uma quantidade considerável de edificações em faixa de Marinha, por essa e outras razões, a vegetação de jundu encontrava-se escassa. Além disso, essas residências e comércios sofrem regularmente com o avanço da maré, que atinge a avenida principal, casas, comércios, etc. A regeneração da mata jundu é extremamente importante por vários aspectos”, afirma Mariana Ferraz, do Meio Ambiente.
Além dos bairros anteriormente citados, a pasta informa ainda que em demais localidades do arquipélago a vegetação jundu tem aumentado consideravelmente.
Comentários
Postar um comentário