Prefeitura de Ilhabela realiza 1° Festival de Samba e Pagode com bandas locais
Imagem/Arte: Divulgação / PMI
O evento ocorrerá no dia 18, a partir do meio-dia, na quadra da E.M. Waldemar Belisário
A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura e Fundaci, realizará o 1° Festival de Samba e Pagode de Ilhabela. A festa ocorrerá no domingo (18), com bandas da cidade e será promovido na quadra da Escola Waldemar Belisário, no bairro do Itaquanduba, com início das 12h.
O evento tem como objetivo celebrar o samba e o pagode, valorizando a cultura e dando a devida importância às várias bandas que há no arquipélago, que levam representatividade, música boa e alegria a tantos eventos por toda a cidade.
“A ideia dos festivais é valorizar o músico local, nossos artistas de Ilhabela, reunindo pessoas que trabalham nesse segmento artístico, de forma a gerar congraçamento, reunir as pessoas e descentralizar a cultura, expandido para dentro dos bairros. Já aconteceu na Barra Velha, com o Festival do Rock, agora no Itaquanduba, com o samba e pagode e assim pretendemos levar o melhor da música para os demais bairros da cidade”, ressalta o secretário de Cultura, Adalberto Lopes, o Professor Beto.
A entrada para prestigiar o evento é 1kg de alimento, que será destinado ao Fundo Social de Solidariedade de Ilhabela, e revertido às famílias carentes que procurarem a instituição.
O samba adquiriu diferentes formatos ao longo de várias décadas, entre os quais, “samba de breque”, “samba-canção”, “samba-enredo”, “samba de partido-alto”, “samba-puladinho”, “samba-sincopado” (ou gafieira), “samba de rancho”, “samba de roda”, “samba com Axé” e “Samba-Reggae”. Sendo o pagode, mais uma forma derivada do samba, no final da década de 70.
O pagode apresenta diferenciações nítidas do samba. Tem andamento mais ligeiro, agressivo, além de introduzir o repique de mão criado pelo músico Ubirany, do grupo Fundo de Quintal, o tantã (criado pelo músico e compositor Sereno, do grupo Fundo de Quintal) e o banjo com braço de cavaquinho (criado por Almir Guineto). É um ritmo de mais festeiro do que o samba tradicional.
Serviço: A quadra da escola Waldemar Belisário fica situada na rua Nova Dois, no bairro do Itaquanduba.
Confira a as atrações do festival:
Grupo Tia Ciata
Helinho do Pagode
Deivid e Banda
Southsamba
Diniz e Banda
Grupo Mais Simpatia
Marcelo Batuque e formação de quadrilha
Grupo Mistura de Som
Nico e Banda
Meninos do Samba
Triboluz
Bruxos S/A
Pronúncia no Olhar
Cantores da Batucada dos Mestres
Banda Mistura Fina
Raízes de Ilhabela
Comentários
Postar um comentário