Prefeitura de Ilhabela segue trabalho com bituqueiras
Foto: Brenda Souza / PMI
São mais de 130 pontos de coleta espalhados por todo o arquipélago
Você sabia que duas bitucas de cigarro, em um litro de água, equivalem a mesma quantidade de um litro de esgoto? Pensando nisso, A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria do Meio Ambiente em parceria com a Poiato Recicla e da Flow Sustentável, realiza a coleta e reciclagem do material residual recolhido das bituqueiras espalhadas pela cidade desde 2018.
Ilhabela foi uma das primeiras cidades do litoral com o maior investimento nas bituqueiras, com mais de 130 pontos de coleta, espalhados por todo o arquipélago e a ação já evitou que 750 mil bitucas fossem descartadas de forma incorreta.
As caixinhas verdes são para depositar as bitucas e as cinzas dos cigarros, e são levadas para reciclagem e se transformam em material para ser utilizado em confecção de artesanatos produzidos por artesãs ilhabelenses e projetos estudantis, convertendo poluição em folhas sustentáveis.
Tatiana Araújo, representante da Flow, explica “É importante porque é um material com resíduos extremamente tóxicos que é pouco olhado. Com o descarte correto desse material o encaminhamos para uma usina e passa por tratamento especial para reciclagem”.
Comentários
Postar um comentário