Turismo de Ilhabela investe na captação de visitantes internacionais em 2020




Fotos: Divulgação / PMI



Entre as ações de divulgação e marketing, destaque para a participação
de feiras ao redor do mundo destinadas tanto a agentes de viagem como
para o público em geral. Somente em janeiro, são três eventos


Para se manter entre os principais destinos turísticos de natureza e
praia do Brasil e ampliar fronteiras em nível mundial não basta ter
paisagem de cartão postal. É preciso investir. Tanto em estrutura,
capacitação, como em divulgação e captação de clientes entre as agências
de turismo. É esse um dos pontos de investimento de Ilhabela em 2020.
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo do arquipélago
traçou um calendário de participação em feiras internacionais para
“vender” a experiência Ilhabela internacionalmente. Em janeiro, são três
grandes oportunidades: The New York Times Travel Show, Vakantiebeurs
2020 e Fitur 2020. A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) é
parceira do município nessas ações e, como resume Osvaldo Matos de Melo
Júnior, diretor de Marketing e Relações Públicas do órgão do Governo
Federal: “A pessoa só compra se o produto estiver na prateleira”.

“A presença de Ilhabela em feiras internacionais faz parte da estratégia
de divulgação como destino turístico de elevada relevância
internacional. Nosso arquipélago é mais reconhecido mundialmente do que
muitos imaginam e estar nesses eventos com o objetivo de oferecer opções
de turismo e reafirmar a estrutura que consolidamos para receber os
visitantes faz toda a diferença. Investir nessas ações é trabalhar para
fechar negócios e trazer mais recursos para nossa cidade, fazendo a
economia girar mais fortemente com a recepção de estrangeiros”, explica
a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Bianca Colepicolo,
afirmando que o calendário internacional incluí 15 participações em
feiras no exterior, além de mais 17 no Brasil.

Feira na Holanda, até domingo (19) - Ilhabela marca presença na
Vakantiebeurs 2020, em Utrecht, nos Países Baixos (Holanda). Atuando de
forma cooperada com a Embratur, a divulgação da cidade começou nesta
quarta-feira (15) e segue até domingo (19). Trata-se da mais importante
feira internacional de turismo da região do Benelux, que compreende
Bélgica, Países Baixos Luxemburgo, pois recebe mais de 100 mil
visitantes. O primeiro dia sempre é reservado para profissionais de
viagens e imprensa, mantendo os demais dias voltados prioritariamente ao
público em geral. A região de Benelux possui aproximadamente 20 milhões
de habitantes e uma das maiores rendas per capta da Europa.

Em Nova York, de 24 a 26 - Considerada a maior feira de viagens e
conferências comerciais da América do Norte, The New York Times Travel
Show será de 24 a 26 de janeiro. Ilhabela participa de forma cooperada
com a Embratur, que fornecerá um posto de trabalho aos estados
brasileiros em estande que representa o país. Serão mais de 600
expositores de 170 países, que estimam superar as vendas de 2019, que
foram de aproximadamente US$ 7,5 milhões. São esperadas mais de 32 mil
agentes de viagem e outros profissionais ligados ao setor interessados
em fechar vendas. Mais de 1.300 jornalistas de todo o mundo estão
credenciados para o evento promovido pelo The New York Times.

Madri, na próxima semana - A Fitur 2020 ocorre de 22 a 26 de janeiro, no
Ifema Feria Internacional, em Madri. O município participa como
coexpositor no estande da Embratur e no estande da Secretaria do Estado
de São Paulo. O evento na Espanha é considerado o ponto de encontro
global para os profissionais do setor, sendo a feira líder para os
mercados receptivos e emissores ibero-americanos. Trata-se de uma
ferramenta de negócio para favorecer contatos e fechar acordos
comerciais, mas também uma vitrine para o público em geral, que também
comparece em grande número.

O diretor de Marketing e Relações Públicas da Embratur, Osvaldo Matos de
Melo Júnior, lembra que os municípios reduzem o valor do investimento
nas feiras ao redor do mundo porque podem usar a estrutura do órgão da
autarquia ligada ao Ministério do Turismo. “Vivemos um novo momento, em
que o presidente coloca o turismo como política de Estado. Nossos
estandes são, hoje, o destaque dos eventos internacionais, tanto em
tamanho e estrutura como em atrações, como música dança e gastronomia.
Esse espaço está aberto as cidades e Ilhabela sabe aproveitar muito bem
essa opção para fazer negócios e sua participação tem sido extremamente
importante”, garante.

Apoio do secretário estadual - O governo do Estado de São Paulo também
valoriza a parceria com o arquipélago do Litoral Norte. “Ao participar
das feiras internacionais, Ilhabela se alinha com a estratégia
promocional de todos os grandes destinos mundiais, principalmente os de
lazer. Passa a fazer parte do imaginário complementar de prazer para os
turistas e operadores que associam São Paulo apenas ao segmento de
viagens de negócios”, disse Vinicius Lummerz, secretário de Turismo do
Estado de São Paulo. Lummertz foi presidente da Embratur e ministro de
Turismo.

De acordo com o diretor de Marketing e Relações Públicas da Embratur,
além de divulgar a cidade como destino, a presença nas feiras permite
estar aberto a novas oportunidades. Um exemplo é o contato com grandes
grupos empresariais em busca de locais para implantar empreendimentos ou
produzir shows, eventos esportivos, entre outros. “Encaramos o turismo
como oportunidade de emprego e renda para os municípios brasileiros e a
Bianca Colepicolo entende e é proativa para alavancar negócios. Dialoga
com todos os operadores, participa das rodadas de negociação, leva
material de divulgação com alta qualidade, sempre apresentando as
vantagens de se visitar Ilhabela. Já fiz elogios à atuação da Bianca
outras vezes, porque mostra, inclusive a outras cidades com a mesma
característica, a relevância desse tipo de trabalho”, completa Osvaldo
Matos de Melo Júnior.


--
Camila Migliorini
Supervisora de Imprensa

Comentários

Postagens mais visitadas