Secretária de Turismo apresenta balanço do primeiro bimestre à Câmara Municipal




Fotos: Ronald Kraag



Atividades focadas em geração de trabalho e renda foram reforçadas no período

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e do Turismo, apresentou nesta terça-feira (3), na Câmara Municipal um balanço sobre as ações desenvolvidas pela pasta no primeiro bimestre de 2020.

Passado o carnaval, maior evento em quantidade de público organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Turismo de Ilhabela, a equipe da pasta apresentou um relatório das atividades já realizadas nos primeiros dois meses do ano.

A secretária Bianca Colepicolo avalia que a iniciativa traz mais transparência para a gestão e desmistifica a ideia de que a pasta só faz eventos. “Desenvolvimento Econômico é uma pasta ampla, que engloba também o turismo. Trabalhamos diretamente com a geração de trabalho e renda, melhorando o ambiente de negócios, infraestrutura e capacitação profissional”.

São, por exemplo, dois planos municipais em andamento: mobilidade urbana e gestor de turismo, ambos, exigências federais e que o município não havia entregue. Mesmo o planejamento já rendeu frutos como a melhora no tempo de espera da balsa, a opção de estacionamento em São Sebastião e a criação de uma linha expressa de ônibus entre a Vila e o Veloso.

Outro foco, é o atendimento ao convênio com o Parque Estadual de Ilhabela. Firmado no início de 2019. Neste ano, já está sendo executadas as atividades de vigias armados para coibir caçadores e invasões, orientadores para as guaritas de trilhas e manutenção de trilhas. “O Parque é o principal patrimônio turístico e ambiental de Ilhabela, nossa prioridade é sua estruturação e cuidado, ainda mais sendo nossa marca turística Vida Natural”, ressalta a secretária, que lembra também que o Turismo de Base Comunitária está sendo atendido e incentivado em Castelhanos e Bonete.

Foi também implementado o atendimento no terminal da balsa e o Centro de Atendimento ao Turista agora conta também com atendimento para deficientes auditivos.

As atividades de promoção e marketing do destino seguem, porém com foco no resultado efetivo em vendas. Neste ano, Ilhabela já esteve representada em feiras de turismo na Holanda, Estados Unidos, Espanha e Colômbia. As agências de receptivo da cidade estão diretamente conectadas com os funcionários que fazem o atendimento e podem enviar suas propostas aos profissionais de emissivo, além disso, os profissionais acessam por um link exclusivo material em inglês, espanhol, mandarim, alemão e português.

Campanhas publicitárias também estão organizadas por segmento, como “Ilhabela de Segunda a Quinta”, “Festivais Gastronômicos” e “Casamentos”. Folders de boas-vindas seguem em distribuição na balsa, informando leis e posturas da cidade e também o calendário integrado entre turismo, cultura e esporte, para todo o ano. Ainda na linha de impressos, um material explicando como o turismo gera empregos e quais as oportunidades para cada segmento presente no município está em fase de revisão e será destinado à população, ação que já estava prevista no plano de marketing.

“Neste ano já realizamos o Festival da Lula, na Salga, no Norte da Ilha, Grito de Carnaval com Araketu, Aquecimento do Carnaval com Balão Mágico e as cinco noites da folia na Vila. Todos os eventos tiveram pesquisa de resultados e ocorreram de forma democrática e segura. É bastante trabalho para pouco tempo e com uma equipe reduzida, mas a gente avalia como positivo o resultado do esforço”.

O próximo evento da pasta será o Festival Conecta Ilhabela, focado em economia criativa, nos dias 28 e 29 de março, na Fazenda Engenho D´Água. Este evento tem menos foco no turismo e mais no desenvolvimento profissional dos munícipes. A capacitação e atendimento ao empreendedor, aliás, tem dados crescentes de atendimento na pasta. Como política de desenvolvimento, a Prefeita Gracinha assinou o Programa de Desenvolvimento Local com o SEBRAE, que vai oferecer atividades conectadas ao empreendedorismo para crianças, jovens e adultos.



Capacitações

1. 330 vagas no FAT

2. 150 vagas abertas no SEBRAE

3. 8 vagas de Frente de Trabalho

4. 63 em Capacitação online (Brasil de Braços Abertos)

8. 600 atendimentos no GERA EMPREGO ILHABELA - mapeamento dos trabalhadores disponíveis e palestras



Atendimentos

1. Banco do Povo - 10 empréstimos efetivados no total de R$186 mil reais

2. Sala do Empreendedor - 400 atendimentos

3. Sebrae - 140 atendimentos individuais entre orientações e processos

4. PAT - 4.417 atendimentos, 1.001 encaminhamentos para vagas de emprego, 136 vagas captadas de empregadores e 78 entradas em seguro desemprego

5. Guaritas das trilhas - 27.663 pessoas com pesquisa

6. Receptivo de Navios – 97.000 passageiros recebidos











Camila Migliorini

Supervisora de Imprensa

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