Vereadores requerem mais informações sobre providências contra o surto de Covid-19 relacionados a navios de passageiros e cargas
A Câmara Municipal de Ilhabela encaminhou hoje Ofício à Vigilância Sanitária de Santos e São Sebastião para obter informações sobre as providências que estão sendo tomadas em relação aos navios de passageiros e de carga que atracam nos portos, em decorrência do Covid-19.
Em razão do grande número de navios de diversas origens, que atracam próximo a Ilhabela, bem como os passageiros que desembarcam na ilha, os parlamentares solicitaram o número de casos suspeitos e confirmados nas embarcações. “Vale ressaltar que a temporada de navios ainda não acabou e já sabemos que pelo menos 10 ainda deve parar em Ilhabela, e a população tem o direito de saber quais as providências que os órgãos públicos estão tomando, inclusive para evitar pânico”, explicou o Presidente da Câmara Vereador Marquinhos Guti.
O documento encaminhado para as Vigilâncias Sanitárias foi assinado pelo Presidente, além dos Vereadores Anísio Oliveira, Nanci Zanato, Matheus Pestana, Gabriel Rocha, Luiz Paladino, Valdir Veríssimo e Cleison Guarubela.
Primeiro Ofício sobre o caso
Este é o segundo Ofício que solicita informações relacionados à doença. Em 29 de janeiro, o Presidente da Câmara Marquinhos Guti e o Vereador Mateus Pestana já haviam questionado a Secretaria Municipal de Saúde sobre as precauções que estavam sendo tomadas sobre o possível contágio da doença.
Em resposta, o Secretário de Saúde Gustavo Barboni, afirmou que todos os protocolos do Ministério da Saúde estavam sendo seguidos e que já estaria sendo passado à população medidas de higiene e etiqueta ao tossir. O gestor da pasta ainda afirmou que todo caso suspeito estável deverá manter-se em isolamento domiciliar até a confirmação da doença, mas que quadros avançados teriam um quarto privativo para isolamento, até que houvesse uma vaga em unidade de terapia intensiva.
Suspeita
A Prefeitura de Ilhabela informou mais cedo que já há no município o primeiro caso suspeito de Covid-19. Um garoto de 10 anos que segue em isolamento domiciliar, aguardando os resultados do exame que foi encaminhado para análise do Instituto Adolfo Lutz.
De acordo com a nota emitida pelo Executivo, o diagnóstico deve levar até 15 dias para sair. “O governo deve, de fato, trazer mais informações e instruir a população de forma mais eficaz. O caso não é para alarmismo. A população bem informada pode ajudar a conter a propagação dentro do município”, enfatizou o presidente da Câmara.
Prevenção
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, as medidas a serem tomadas neste momento cabe mais a própria população em relação a higiene pessoal, ou seja, lavando as mãos e não espirrando sem proteger a boca. Se o paciente apresentar sintomas de coriza, febre, espirros ou tosse deve usar máscaras e procurar o serviço médico.
A Secretária de Saúde passou as seguintes orientações:
- lavar frequentemente as mãos com água e sabão;
- utilizar álcool gel caso não haja a possibilidade de lavagem das mãos;
- evitar locais com aglomeração de pessoas;
- utilizar lenços descartáveis ao tossir/espirrar;
- procurar atendimento médico se apresentar sintomas (febre, tosse, dor de
garganta, dificuldade de respirar);
- seguir as orientações do profissional da saúde quanto ao isolamento domiciliar e não ficar circulando.
O risco de uma complicação da doença é maior em idosos.
--
Danielle Santana
Assessora de Imprensa
Comentários
Postar um comentário