Atenção Básica de Ilhabela destaca estrutura para combate ao Covid-19







A Prefeitura Municipal de Ilhabela, por meio da Secretaria de Saúde, divulga junto à sociedade civil para que a transparência seja efetivada e as famílias sejam acolhidas, e de acordo com a crise da doença COVID-19 relacionada e ao Decreto Municipal número 8.050/2020, os equipamentos de saúde que amparam o Sistema Único de Saúde (SUS) local.



Na rede de Atenção Básica, tendo como porta de entrada do sistema, existem oito Unidades Básicas de Saúde da Família (Armação, Vila, Itaquanduba, Perequê, Água Branca, Barra Velha, Barra Velha Alta e Costa Sul) e um Posto de Saúde no Bonete, ainda conta com o Programa Melhor em Casa, Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e Academia da Saúde.



Segundo o coordenador da Atenção Básica, Antonio Galante, “Todas unidades com fluxos definidos de atendimentos de casos de urgência e para o coronavírus, com os profissionais da saúde, cerca de 350, capacitados e os equipamentos disponíveis para o enfretamento dessa pandemia”.



Na rede de Atenção Secundária, conta com o Centro de Referência da Mulher (CRM-Perequê), Centro de Especialidades (Vila), Centro de Apoio Psicossocial (CAPS), Centro de Apoio Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD).



“O CAPS se tornou uma extensão do hospital na internação dos pacientes não suspeitos COVID-19 com 20 leitos, os CAPS e CAPS-AD foram deslocados para o Centro de Referência da Mulher e Centro de Especialidades está atendendo em regime de urgência”, informa a Coordenadora da Atenção Secundária, Gisela Bruder.



Na Atenção Hospitalar, que tem sua estrutura no Hospital Mário Covas Júnior e o SAMU, tem seu coordenador o Dr. Carlos Maknavicius, que declara “Contamos com 12 leitos exclusivos para internação do coronavírus, quatro leitos UTI’s, 15 ventiladores mecânicos, além de 12 leitos para urgências e estabilização (adulto e pediátrico), duas salas cirúrgicas e o novo “gripário”. Ainda disponibilizamos cerca de 330 profissionais da saúde para esse combate”.



Segundo o secretário de saúde, Gustavo Barboni, toda essa estrutura e organização está muito bem dimensionada. “Trabalhamos para que o município esteja preparado efetivamente para o enfrentamento da crise do coronavírus, e que as ações estratégicas preventivas e curativas são trabalhadas diariamente com o comitê de enfretamento à COVID-19.”











Camila Migliorini



Supervisora de Imprensa


Comentários

Postagens mais visitadas