Fotos: Vitor Souza / PMI
Prefeitura de Ilhabela premia vencedores do Festival da Canção
O evento teve grande participação dos moradores do arquipélago
Uma Live animada marcou o encerramento do Festival da Canção de Ilhabela, transmitida pelo canal do Youtube “Festival da Canção de Ilhabela”. Quem não teve a oportunidade de participar da Live final, basta acessar o canal e assistir o conteúdo.
Logo no início da Live, os expectadores tiveram a oportunidade de assistir um teaser, editado pelo videomaker e documentarista Kiko Cardial, que mostrou os melhores momentos das gravações e filmagens dos dez (10) finalistas. Na sequência, a equipe de produção teve o capricho de mostrar à audiência o clipe completo de cada um dos finalistas, dando a oportunidade aos fãs, seguidores, familiares e amigos de prestigiarem integralmente a canção e também interagirem no chat por meio de comentários.
Em seguida, foi conferido ao vivo o resultado da Votação Popular, que revelou a canção vencedora do prêmio Aclamação Popular: “Gente do mar”, da dupla Duo Malagueta, composta por Gabi Castellani e Gustavo Piedade. O vídeo teve 1.631 curtidas e centenas de comentários. A votação teve início no dia 10 de agosto e se estendeu até o momento da Live.
Seguindo os trabalhos, chegou o tão esperado momento da revelação das premiações e os palpites da audiência divergiam conforme o envolvimento com o artista preferido. As composições premiadas da 1ª edição foram:
* O prêmio Destaque Instrumental foi atribuído à canção “Filhos desse mar”, do compositor Facundo Valdez, que também conquistou o prêmio de 3º lugar. O autor, mesmo com as limitações relacionadas ao idioma (português) expressou de uma forma singela o carinho e o amor por Ilhabela e pelas pessoas daqui. Ele próprio revelou que quando veio morar na ilha, seu motivo foi bem maior do que o simples fato de Ilhabela ser um paraíso; para ele o que realmente determinou foi o amor que sentiu pelas pessoas daqui, então, a canção foi uma forma de retribuir esse amor. E ele conseguiu;
* O prêmio 2º lugar foi para a canção “Cecy”, da compositora Luna França. Frequentadora de Ilhabela desde pequena e agora recém moradora, Luna homenageou nessa canção a avó Cecy; e a maior sincronicidade, segundo ela, foi a alegria de poder retornar e morar na mesma casa onde viveu sua querida avó, e mais do que isso, pode reviver e celebrar esse misto de sentimentos, conforme destaca em um dos trechos de sua canção: “E aqui nessa mesma casinha celebro sozinha a loucura de minha avó na mulher que hoje sou”;
* O prêmio 1º lugar foi para a canção “Escafandrista de Esponjas”, do compositor Paulio Celé. Recém-chegado em Ilhabela, o autor mergulha na história do arquipélago e compõe um verdadeiro hino, que ficará registrado como um legado à música ilhabelense e à música brasileira. Sua composição foi amplamente elogiada pelo público e muitos ouvintes o colocou no mesmo patamar dos grandes compositores da música brasileira. Durante a apresentação da Live, um dos apresentadores do festival, João Santana, sorrindo e brincando instituiu Paulio como um “guardião” das belezas e riquezas imateriais da ilha. Para os entendedores, meia palavra basta...
Durante a revelação dos finalistas premiados, os apresentadores da noite João Santana e Norma Nascimento fizeram um breve bate papo com os mesmos, trazendo presente a emoção do momento, a surpresa e a alegria de estarem sendo reconhecidos pelas suas composições. Mas somente quem esteve ao vivo na Live é que pôde vivenciar cada detalhe, cada instante de tudo o que se passou.
A produção do festival e a cidade agradece a todos os 66 inscritos no festival da canção. Todos estão de parabéns, afinal, mergulharam no mundo da inspiração e trouxeram à luz belas composições exaltando as belezas dessa “Gente da Ilha”. Todos os vídeos inscritos estão postados no canal do festival, bem como os clipes dos dez (10) finalistas, para quem quiser conferir essas pérolas de composições.
Para João Santana, educador, produtor cultural e idealizador do projeto, “esta é uma oportunidade certeira para registrarmos e eternizarmos no imaginário popular obras musicais autorais de artistas da nossa cidade, promovendo o protagonismo popular. Precisamos prosseguir buscando alternativas para fortalecer e valorizar ainda mais os saberes da cultura local, dar visibilidade ao trabalho dos artistas e proporcionar espaço midiático para que continuem expressando e expandindo sua arte e sejam remunerados por ela.
A premiação foi realizada na segunda-feira (14), no Paço Municipal.
Comentários
Postar um comentário