Ilhabela comemora Dia Mundial do Turismo com conquistas no setor

  



O Dia Mundial do Turismo é comemorado em 27 de setembro

 

 

A Prefeitura de Ilhabela comemorou o “Dia Mundial do Turismo” (27 de setembro), com diversas conquistas na principal atividade econômica do município.

 

Com diversos atrativos naturais o arquipélago oferece centenas de experiências, desde as mais tranquilas a esportes radicais e de aventura. “Em um ano de gestão conseguimos implantar e estruturas o turismo da cidade, desde capacitações para o trabalhadores e empresários do setor até a retomada econômica durante a pandemia da Covid-19”, declarou a prefeita, Maria das Graças Ferreira, a Gracinha.

 

10 motivos para Ilhabela comemorar o Dia Mundial do Turismo.

 

1. Implantação do tour histórico cultural, valorizando dois engenhos remanescentes (Fazenda Engenho D'água e Fazenda Engenho da Toca) e a história da Vila. Os guias e monitores formados já exercem suas atividades no novo roteiro desde o receptivo de navios da temporada passada.

 

2. Investimentos no ecoturismo, rumo ao objetivo escolhido no planejamento: ser o melhor destino de natureza do Brasil. Contratação de vigilantes e orientadores de público para o parque estadual, equipados com duas motos, uma pick-up e um barco. Reforma da base operacional e de pesquisa e estruturando todas as trilhas oficiais para garantir segurança. As trilhas têm sido guiadas na retomada da covid-19 e contam com uma experiência muito mais rica ao turista, além da profissionalização.

 

3. A capacitação tem sido constante: a segunda turma de guias de turismo profissional está em formação através da parceria com a Etec e temos 500 vagas que serão completadas nesse ano com línguas, manutenção náutica, eventos, monitoria, além de Empretec e outros para qualificação de empresas.

 

4. Apoio ao Turismo de Base Comunitária, oferecendo um piloto nacional de certificação junto à vigilância sanitária. A implantação do Sistema de Inspeção Municipal vai estimular a produção artesanal das comunidades, que em breve contarão com o mercado caiçara. Em outubro, após o curso POP da marinha, pescadores poderão cursar o ESEP, para transportarem turistas em suas embarcações. Foi enviado à Câmara o projeto de lei que regulamenta o estacionamento de Castelhanos e na próxima semana será entregue o guia do turista, em parceria com a associação dos jipeiros, para promover os pequenos empreendimentos da baía.

 

5. Redução das despesas com eventos, sem descuidar da qualidade. Focamos em eventos estruturantes, isso é, que deixam legado no desenvolvimento. O Festival de Aves é um dos exemplos. Dele nasceu o guia de aves, uma lista de monitores para habilitados para serem contratados e ficamos no mapa dos principais influenciadores da área. A gastronomia se fortaleceu na parceria com a mais respeitada publicação do setor, a Prazeres da Mesa, além do Festival de Mar e Mergulho em parceria com o ICMBio, que fomenta o destino Alcatrazes e a observação de baleias.

 

6. A parceria com o DERSA desde outubro, garantiu temporada e feriados sem as filas quilométricas que haviam antes. Também na mobilidade, durante a temporada a linha expressa de ônibus funcionou por toda a orla. Vale destacar a experiência do Festival da Lula na Salga, norte da Ilha, que teve transporte gratuito desde a vila, evitando o uso de carro.

 

7. Conselho Municipal de Turismo foi fortalecido, participando de todas as decisões importantes no rumo da cidade. O planejamento tem sido priorizado: desde assembleia de acompanhamento do Plano e Marketing, realizado em 2017, até a realização do Plano de Mobilidade, Plano de Saneamento e Plano Gestor de Turismo.

 

8. Participamos das principais feiras de turismo nacionais e internacionais, nos tornando destino modelo na Embratur. O calendário de eventos 2020 foi unificado e divulgado em dezembro de 2019 (infelizmente não cumprido devido à pandemia). 5 mil agências e operadoras emissivas estão recebendo a revista bilíngue de Ilhabela por correio, promovendo roteiros mais completos que sol e praia.

 

9. Retomada das atividades turísticas em 15 de julho com ocupação total dos leitos permitidos pelos protocolos sanitários. Todos os estabelecimentos são acompanhados diariamente por uma equipe e puderam fazer uma formação certificada online para se adaptarem e tirarem dúvidas. Os turistas estão recebendo orientações na balsa e os relatos são de total satisfação com a conduta de hotéis, pousadas e restaurantes. Apesar da abertura ao turismo, o número de casos caiu e Ilhabela é a cidade com menor letalidade por Covid-19 em todo o litoral paulista. A retomada segura é uma realidade aqui.

 

10. A arrecadação de ISS da última temporada cresceu em média 40% em relação à anterior.

Comentários

Postagens mais visitadas