Prefeitura de Ilhabela divulga “Protocolo Obrigatório” para atendimento no Centro de Referência Animal

  


 

 


 

Com a pandemia da Covid-19 não foram só as pessoas que tiveram que mudar suas rotinas, os animais de estimação também tiveram seus passeios interrompidos, já que seus tutores, por recomendações do Ministério da Saúde, passaram a ficar mais tempo em casa.

 

Os munícipes de Ilhabela têm comparecido e telefonado ao Centro de Referência Animal, buscando informações e atendimento. E foi pensando nisto, que a Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Saúde, divulga, o Protocolo Obrigatório para Atendimentos no CRA.

 

O Cra funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h (exceto feriados) por ordem de chegada e utilizando sua senha retirada na recepção do centro; as coletas de sangue, das 8h às 9h da manhã; a castração após agendamento prévio por telefone, ou presencial, dos caninos ocorre às 8h e às 13h da tarde, e dos felinos sempre às 9h; Raio-x e Ultrassonografia devem ser previamente agendados e as Cirurgias de Alta Complexidade, após avaliação clínica, triado de acordo com a patologia e as vagas disponíveis.

Para ter seu bichinho de estimação atendido no CRA, você precisa seguir os protocolos impostos pela equipe:

•           ser maior de idade;

•           Morador de Ilhabela e cadastrado no SIGS do município;

•           um acompanhante por animal, portando documento com foto.

 

Sobre o CRA

 

O CRA foi inaugurado em 2014, com atendimento exclusivo para moradores usuários do sistema de saúde, através da ementa na Lei municipal de nº 1.255/2017, que institui o Programa Permanente de Controle Populacional e Bem-Estar de Cães e Gatos.

 

Entre os serviços oferecidos pelo estão: consultas, castração, microchipagem, exames de imagem (Raio-X e Ultrassom) e cirurgias de maior complexidade.

 

A unidade conta com canil, gatil, sala de imagem (Raio-x e Ultrassom), centro cirúrgico, recepção, três consultórios, sala de pré e pós-operatório.

 

Denúncias de maus tratos e abandono, são averiguadas e os denunciados recebem orientações de um Médico (a) veterinário (a).  Além disso, o CRA conta também com o Programa Veterinário da Família, atuando na área de Saúde Pública.

Comentários

Postagens mais visitadas