Prefeitura de Ilhabela investe em tecnologia e economia criativa para geração de renda e empregos

 



Foto: Divulgação

Ilhabela tem diversificado cada vez mais suas atividades econômicas, buscando investir em áreas muito promissoras, como tecnologia e trabalho remoto, náutica e economia criativa.

 

No setor de telecomunicações, recentemente uma empresa obteve autorização da Marinha para instalar um cabo de fibra entre São Sebastião e Ilhabela, o que vai melhorar consideravelmente a qualidade da internet na ilha. Esse é um grande incentivo ao trabalho remoto em Ilhabela. O home office passou a ser uma realidade para muitas pessoas e deve crescer ainda mais no país no pós-pandemia. Assim, Ilhabela busca atrair trabalhadores qualificados que possam morar no município, mas trabalhar remotamente para qualquer empresa do Brasil ou do mundo.

 

Por meio de investimentos em capacitações e parcerias, o objetivo da Prefeitura é também gerar empregos qualificados, renda e qualidade de vida para a população do município. A secretária de Desenvolvimento Econômico e do Turismo de Ilhabela, Bianca Colepicolo, junto com o secretário de Finanças, Fernando Cresio, fizeram uma visita ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, em Brasília, para se aprofundar nos programas do Governo Federal que inserem trabalhadores no mercado da tecnologia.

 

Como resultado, na última quarta-feira foi realizado um Webinar (seminário online em vídeo, gravado ou ao vivo) sobre Cidades Inteligentes com o Diretor do MCTI, José Gontijo, mediado pelo empreendedor tecnológico Edmar Moraes, com o tema "Cidades Inteligentes", que definiu a necessidade urgente de um plano de tecnologia integrado como prioridade de ação.

 

Um deles é o Brasil Mais Digital, projeto que oferece cursos à distância para capacitar jovens e adultos no setor da Tecnologia da Informação. Outra visita realizada por Bianca Colepicolo foi ao Eniac, em Guarulhos, Centro de Educação focado na metodologia de inovação e no desenvolvimento tecnológico, para buscar referências em como trabalhar esse mercado dentro de Ilhabela.

 

No começo deste ano, em uma parceria com a Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT), foram ministrados na Prefeitura Municipal cursos de qualificação profissional em turismo, manutenção e conservação de embarcações, organização de eventos, entre outras áreas. Os cursos integram as ações do Gera Emprego Ilhabela.

 

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo da cidade vem trabalhando desde 2019 na criação do Fórum de Economia Criativa, idealizado para fomentar iniciativas em tecnologia, cultura, criatividade e sustentabilidade. São essas soluções inovadoras que têm alavancado a economia local durante a pandemia, como a Balsa Digital e os portais Ilhabela em Casa, Visite Ilhabela, Amo Ilhabela, Ilhabela Delivery, entre muitas outras ações.

 

Todos esses investimentos abrem novos mercados em Ilhabela. Assim, a geração de empregos no município não fica restrita a setores sujeitos à limitação do espaço físico da ilha, como turismo e construção civil. Isso é especialmente relevante em Ilhabela, que dedica esforços para manter suas grandes áreas de proteção ambiental. De acordo com a Fundação SOS Mata Atlântica e o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), Ilhabela é a cidade que conta com o maior percentual de preservação de Mata Atlântica no país.

Comentários

Postagens mais visitadas