Ilhabela recebe certificado do Programa Município VerdeAzul



Foto: Divulgação / PMI






É a primeira vez que o arquipélago conquista vaga na premiação



A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, no dia 17 de dezembro, recebeu pela primeira vez o certificado do Programa “Município VerdeAzul”, (PMVA) ao atingir a pontuação de 82.15 e ficando na 86ª posição, dos 645º municípios participantes do Ranking Paulista.

O Programa “Município VerdeAzul”, o PMVA, foi lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, o programa tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios.

Assim, o principal objetivo do PMVA é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do estado de São Paulo.

O secretário de Meio Ambiente, Eduardo Hipólito, enaltece o fato de o arquipélago ganhar esse título. “Eu acredito que a colocação de Ilhabela nessa posição do ranking, é um sinal para não desistir da tentativa de aprimorar os quesitos que mais valem ponto no programa, visando alcançar ininterruptamente a qualidade ambiental, saneamento básico proteção dos ecossistemas. Nossa colocação está muito próxima da pontuação total, criando uma perspectiva de melhorar cada vez mais para os próximos anos”.

As ações propostas pelo PMVA compõem as dez Diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas estratégicos: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.

O “Certificado Município VerdeAzul”, concedido aos municípios que atingem a nota superior a 80 (oitenta) pontos e preenchem requisitos pré-definidos para cada Ciclo, e ao Interlocutor respectivo. Este Certificado reconhece a boa gestão ambiental municipal e garante à prefeitura premiada preferência na captação de recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (FECOP).

Comentários

Postagens mais visitadas