Prefeitura de Ilhabela adota novas medidas para controlar transmissão do coronavírus






Fotos: Divulgação / PMI







A Prefeitura de Ilhabela adotou uma série de medidas para conter a proliferação do novo coronavírus na cidade.

Desde que assumiu, o Prefeito Toninho Colucci determinou ações que já surtiram efeito na queda nos índices de transmissão da Covid-19.

Entre as medidas estão a modernização do gripário, o aumento da capacidade de oxigênio com a criação de mais uma usina, o acompanhamento de pacientes com síndrome gripal e positivos para o novo coronavírus, a exigência de limitação no transporte coletivo, bem como a implantação do controle de acesso na cidade aos finais de semana.

Dados da Secretaria de Saúde apontam uma queda nos casos positivos se comparado os meses de fevereiro e março deste ano. Foram 1.057 casos em fevereiro contra 299 em março.

Hoje o acompanhamento dos pacientes com síndrome gripal ou de casos positivos de Covid-19 recebem monitoramento por telefone (Alô Saúde), monitoramento presencial com enfermeiros e técnicos de enfermagem. Já os pacientes que recebem alta recebem monitoramento por cinco dias com atendimento feito por profissionais da enfermagem. E ainda há atendimento de fisioterapia para aqueles que precisam do acompanhamento.

Transporte público

Uma das preocupações do Prefeito Toninho Colucci era com o transporte público por conta de aglomerações.

Por conta disso, foi determinado à empresa de transporte coletivo a utilização de uma frota maior durante a pandemia, a obrigação dos passageiros estarem sentados. Além disso, foi cobrada a constante higienização dos ônibus.

Controle de acesso

Outro fator importante foi o controle de acesso ao arquipélago, medida tomada nos últimos dois finais de semana para evitar a migração em massa de turistas.

O sucesso da ação fez com que o Prefeito Toninho Colucci anunciasse esta semana que vai continuar com o controle de acesso em todos os finais de semana de abril. A medida valerá sempre das 14h de sexta-feira até às 14h de domingo.

Com isso, será exigido dos visitantes teste negativo para Covid-19 do tipo RT-PCR com no máximo 48 horas antes do embarque para a cidade. Ficam fora da obrigação os moradores de Ilhabela, prestadores de serviços essenciais (que comprovem que estão atuando na função) e pessoas que receberam a segunda dose da vacina.

Comentários

Postagens mais visitadas