Ponto Mis de Ilhabela oferece nova oficina




A Prefeitura de Ilhabela divulgou na manhã desta segunda-feira (28), em parceria com o projeto Pontos Mis, as inscrições para a oficina "A transformação dos monstros no cinema: das criaturas clássicas ao horror humano" com Carlos Primati.

Os interessados devem enviar uma mensagem via WhatsApp para o número (067) 981397711 e aguardar o link de inscrição. O participante poderá escolher a data da oficina entre os dias 28 de junho e 2 de julho, que será transmitida via Zoom, sempre das 15h às 17h.

Na oficina, Carlos Primati demonstrará como a representação de diferentes criaturas assustadoras nas telas, desde os clássicos monstros sobrenaturais até seres humanos de comportamento irracional, ajudam a compor um complexo panorama sobre a noção de bem e mal, bonito e feio, natural e sobrenatural, nos levando a refletir sobre o que é "monstruoso". A intensão é que o participante adquira uma visão mais ampla sobre o tema e com bagagem para ver os filmes sob ângulos mais complexos, ou desenvolva suas próprias pesquisas e estudos dentro do tema.

Os filmes de horror, desde os primórdios do cinema, se valeram da imagem impactante dos “monstros”, baseando-se em criações literárias e em montagens teatrais, em que Drácula, Frankenstein, O Médico e o Monstro e O Fantasma da Ópera, entre outros, assombravam e intrigavam as plateias com representações visuais de criaturas sobrenaturais ou as consequências malignas da ciência mal aplicada.



Sobre o professor: Carlos Primati é pesquisador de cinema fantástico, crítico, editor, tradutor e professor de cursos livres. Ministrou diversos cursos pelo MIS, abordando temas como Expressionismo Alemão, Alfred Hitchcock, História do Horror, Ficção Científica da Década de 1950, Horror no Cinema Brasileiro e Zé do Caixão. Também colaborou com a exposição sobre Hitchcock no MIS e integra a equipe de oficineiros do Pontos MIS há alguns anos, inicialmente com viagens presenciais e, a partir de 2020, com criação de conteúdo para o canal do projeto no YouTube.

Comentários

Postagens mais visitadas