Vereadores de Ilhabela apresentam novos requerimentos em sessão ordinária






Novos requerimentos foram apresentados pelos Vereadores de Ilhabela na última terça-feira (01/06), durante sessão ordinária. As matérias, que solicitam informações e melhorias, já foram encaminhadas para a Prefeitura Municipal. Confira os trabalhos legislativos dos parlamentares:



Programa de diagnóstico e tratamento depressão pós-parto – A presidente da Casa, Vereadora Diana Matarazzo, questionou se na Rede Pública Municipal de Saúde existe programa de diagnóstico e tratamento para mulheres com depressão pós-parto. Caso exista, a parlamentar quer saber quando foi criado, quais são seus principais objetivos e quais são as ações realizadas. E em resposta negativa, Diana requer que tal programa seja instituído no município. A vereadora ressaltou que a depressão pós-parto é entendida como uma manifestação de doença com transtornos sérios que interferem na vida diária da pessoa, quando iniciada nos seis primeiros meses após o parto. Apesar de ser comum, não é frequentemente diagnosticada, pois muitas vezes é confundida com sinais e sintomas comuns na mulher que precisa se adaptar às necessidades do bebê e a mudança de rotina. Diana ainda destacou que a doença é grave e causa sérios danos às mães e aos bebês. O diagnóstico e o tratamento da depressão pós-parto precisa ser rápido e adequado, sendo de grande relevância a existência de um Programa para amparar as mulheres de Ilhabela que sofrem desse mal.



Calçamento de rua - O Vereador Alessandro Vieira (Alessandro Abençoado) requereu a finalização da Rua Raimundo Benedito dos Santos, no Bexiga, assim como a conclusão do calçamento. De acordo com o parlamentar, a referida rua é sem saída e faltam cerca de 60 metros para que ela seja concluída. Além da necessidade de concluir a pavimentação, que hoje alcança apenas uma parte da via, comprometendo o acesso dos moradores que residem no final da mesma.



Sistema de segurança - O Vereador Edilson dos Santos (Edilson da Ilha) questionou se existe a possibilidade e o interesse da Administração, de instalar detectores de metais e câmeras de segurança nas escolas pública do município. O parlamentar ainda quer saber se já existe processo aberto para compra dos equipamentos. Edilson ressaltou que o pedido é uma reivindicação da população e lembrou-se dos ataques recentes em escolas e creches em cidades do Brasil, que deixaram mortos e feridos. Considerando a importância do assunto em questão e preocupação com a segurança dos alunos e funcionários, o vereador solicitou que providências sejam tomadas.



Passarelas em pontes - Edilson solicitou a construção de passarelas nas pontes nos bairros da Praia Grande, Feiticeira e Veloso. O vereador relatou que os locais possuem grande fluxo de veículos e os pedestres tem dificuldade de transitar pela calçada e nas referidas pontes, muitas vezes precisando invadir a avenida, aumentando o risco de acidentes. De modo que a construção das passarelas solucionaria o transtorno vivido pelos pedestres, além de evitar incidentes.



Reforma e revitalização - Edilson requereu que seja realizada a reforma e revitalização da Praça localizada no bairro da Praia Grande, assim como limpeza, capinação, varrição e jardinagem. O par também solicitou a manutenção do parquinho, assim como, a troca das madeiras e dos cabos de aço. E ainda a manutenção dos bancos, troca das lâmpadas e melhora na iluminação da praça. Em visita ao local o vereador verificou a necessidade da manutenção deste espaço público, que com o tempo vem se deteriorando. Segundo Edilson, o pedido é uma reivindicação de moradores e turistas que frequentam a praça e observam a necessidade das melhorias para garantir a segurança, saúde e bem-estar de todos.



Vagas de estacionamento - Edilson questionou se existe a possibilidade de criar vagas de estacionamento na Praça Elvira Storace, no Perequê, assim como a instalação de uma faixa elevada que dá acesso ao local, para maior segurança dos pedestres. O parlamentar relatou que a praça também abriga a Feira de Artesanato itinerante e projetos de Música e Arte, além da concentração de comércios, o que aumenta a necessidade de mais números de vagas nas proximidades.



Rodízio para exposição de artes - Edilson também requereu que seja realizado rodízio para exposição de artes e quadros de artistas e artesãos locais na fachada principal do prédio do Centro Cultural da Vila, onde funciona o Museu Waldemar Belizário. De acordo com o vereador, trata-se de reivindicação de artistas locais, que solicitam atenção para que suas obras possam ser expostas e visualizadas pela população e visitantes. Edilson ressaltou que o Centro Cultural está localizado em uma área nobre do centro histórico de Ilhabela, local atrativo, tanto para os moradores, como para os turistas.



Construção de escola - O Vereador Ezequiel Alves (Ezequiel Cabeleireiro) solicitou a possibilidade de realização de estudo para construção de escola na Estrada do Camarão, na Barra Velha. O par ressaltou a importância de uma unidade escolar naquela localidade, sendo que o bairro teve grande crescimento populacional e precisará urgentemente de infraestrutura para atender essa população. Levando oportunidade para as crianças, dando o direito de frequentar uma escola na comunidade em que vivem, além de evitar a dependência do transporte coletivo escolar. Ezequiel ainda enfatizou que a educação é um direito de todos e dever municipal promover e facilitar a sua acessibilidade da comunidade.



Nova área de lazer - Ezequiel requereu a construção de uma área de lazer no bairro da Armação. O vereador relatou que foi procurado por moradores que reivindicaram um espaço público onde possam levar seus filhos para praticar esportes e outras atividades. Segundo Ezequiel é importante a realização de um estudo para analisar a possibilidade de construir esse espaço que possa beneficiar as famílias da região.



Processo seletivo de estágio - O Vereador Felipe Gomes solicitou informações sobre o processo seletivo de estágio 2021. O parlamentar fez uma série de questionamentos, entre eles se existe algum cronograma para convocação dos estudantes que foram aprovados no processo seletivo realizado pela Prefeitura de Ilhabela em parceria com o CIEE, quais cursos ainda não foram convocados e se há previsão para esse chamamento. Felipe enfatizou que o estágio é um importante instrumento para a formação profissional e possibilita a pratica dos conhecimentos adquiridos durante o curso. E considerando o atual cenário de crise econômica causado pela pandemia, os estágios também representam oportunidade de renda para quem está em busca do primeiro emprego ou até mesmo recolocação no mercado de trabalho.



Conselho Municipal de Esportes - Felipe requereu informações sobre o Conselho Municipal de Esportes. O parlamentar quer saber se haverá alguma alteração no decreto vigente e se houve eleição para presidência, e também questionou se este Conselho está ativo. E ainda, caso não esteja ativo, se há previsão para que se inicie as reuniões. Lembrando que os membros do Conselho foram nomeados pelo decreto municipal 8.278 de outubro do ano passando. Segundo Felipe, nos últimos meses foi possível acompanhar a movimentação de alguns conselhos municipais, no entanto não há informações sobre o Conselho Municipal do Esporte desde a publicação do Decreto Municipal. Para o vereador, os conselhos municipais são instrumentos importantes para garantirem a participação da sociedade nas decisões e políticas públicas do município. E diante do cenário de pandemia, essa atuação se faz ainda mais necessária, pois todos os segmentos foram impactados. Ainda de acordo com Felipe, um conselho ativo e dinâmico pode fomentar discussões e propor soluções, dando voz aos atletas, identificando áreas sensíveis, colaborando com a construção do orçamento municipal com apontamento das necessidades do esporte, entre outras ações.



Reforma quadra de esportes – O Vereador José Pereira da Silva (Zé Preto) solicitou a possibilidade de reformar a quadra de esportes localizada na Avenida Coronel Faria Lima, na Água Branca. O parlamentar relatou que em visita ao local constatou que a quadra necessita de uma nova pintura, reparo do chão que está quebrado, instalação de grades e manutenção em sua cobertura que está danificada, além da instalação de iluminação. De acordo com o vereador, a recuperação do espaço proporcionará uma estrutura com acomodações mais adequadas para a prática de atividades físicas e recreativas aos moradores locais, que passarão a contar com um ambiente digno e apropriado para a convivência em comum, inclusive no período noturno.




Comentários

Postagens mais visitadas