Câmara vota hoje prevenção ao uso de drogas e primeiros socorros na escola





Instituir atividades que transmitam informações sobre as consequências do uso de drogas lícitas e ilícitas nas escolas de rede pública e privada de ensino da cidade. Essa é a proposta do vereador Thiago Souza Santos, Dr. Thiago (PSDC), através da propositura 16/2013, que será votada na sessão ordinária de hoje, às 18h, na Câmara Municipal.


“O consumo de drogas cresce consideravelmente a cada dia, pois ela não escolhe religião ou nível social e está presente em todos os lugares e realidades desde muito tempo. Esse aumento pode ser atribuído a vários fatores, principalmente aos que se referem na forma em que é transmitida a informação sobre a droga e quem a recebe”, declara Dr. Thiago. Segundo ele, a prevenção do uso indevido de drogas é fundamental para a sensibilização sobre os riscos e perigos causados por elas. “As ações de prevenção ao uso de drogas nas escolas não deveriam ser isoladas ou tratadas fora do contexto de uma prática pedagógica”, avalia o par.
Ainda de acordo com o vereador, o papel da escola é formar cidadãos participativos e capazes de analisar o que é bom ou não para si, de fazer suas escolhas se o assunto lhe é questionado e de refletir se com isso afetará ou não a vida de outras pessoas.


Caso seja aprovada a propositura, as atividades de prevenção (que podem ser apresentações de reportagens, vídeos, livros, apostilas, debates, palestras de profissionais da área de saúde, estatísticas e outros meios para melhor orientação aos alunos) serão realizadas uma hora por semana em todas instituições de ensino da cidade.
Na escola, os alunos serão orientados também sobre as necessidades de se praticar esportes e ter uma alimentação saudável. De acordo com o projeto, os professores deverão levar ainda aos alunos informações sobre a relação do uso das drogas com as doenças sexualmente transmissíveis.


Primeiros Socorros
Outro projeto voltado à Educação no município será votado na ordinária de hoje. De autoria do vereador Luiz Paladino de Araújo, Luizinho da Ilha (PC do B), a proposta do Projeto 27/2013 é instituir a obrigatoriedade de serem ministradas aulas de primeiros socorros na rede municipal de ensino.


Segundo Luizinho, a prevenção é o método mais eficaz de atuação para diminuição de acidentes, não apenas nas escolas, mas em todos os lugares. “Tão importante quanto prevenir, porém, é saber como agir diante de um acidente, de forma a tomar as providências mínimas necessárias para ajudar a salvar a vida da vítima”, diz o vereador, que acredita que aulas de primeiros socorros que identifiquem medidas preventivas de acidentes e promovam a capacitação para atuar de forma positiva, caso venham a ocorrer, é de extrema importância para crianças e adolescentes.


“Fazer com que o aluno compreenda o significado dos primeiros socorros, identificando os perigos que o cercam, em casa e na escola, apontando medidas de segurança, é um modo eficiente de prevenir acidentes e de tornar a criança e o adolescente muito mais capaz de cuidar, não apenas de si mesmo, mas, também, dos outros”, complementa Luizinho.(T.F)

Comentários

Postagens mais visitadas