Festa de São Benedito tem início hoje com o levantamento do Mastro





O levantamento do Mastro de São Benedito marca o início dos festejos na Vila
Uma das mais antigas festividades de Ilhabela, a Festa de São Benedito com a tradicional Congada de Ilhabela terá início hoje com o levantamento do mastro, em frente à Igreja Matriz, na Vila. O mastro marca o início dos festejos e antigamente era levantado nove dias antes da festa, pois também marcava o início da novena de São Benedito. Hoje o mastro é levantado sempre no primeiro dia da festa, na sexta-feira.
Com nove metros e meio de comprimento, o mastro tem na extremidade superior uma bandeira com a imagem do santo que é hasteada com fé e devoção por alguém da família do capitão da congada.


Uma vez levantado o Mastro todos gritam: “Viva São Benedito!”. Todos batem palmas e é servida a “concertada”, bebida típica de Ilhabela, uma espécie de licor, feito à base de folhas de laranjeira e limoeiro, canela e cravo, rapadura e um de cachaça. Semana da Cultura Caiçara - A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria da Cultura, e a Fundaci (Fundação Arte e Cultura de Ilhabela) já realizou a abertura oficial da décima terceira edição da Semana da Cultura Caiçara na noite de terça-feira, com a abertura da exposição “Vida Caiçara” na Vila. A primeira noite de festa, hoje, às 21h, “Quintino Bento e a Orquestra do Erê” vêm do município de Tremembé com o espetáculo “O Sopro do Divino Espírito Santo, uma suíte caipira”. As composições do repertório são fruto de uma pesquisa realizada entre 1996 e 2010, que retrata o universo cultural da região do Vale do Paraíba.


Ainda na sexta, a apresentação do grupo “Caixa Musical” promete agitar o público com a mais refinada MPB dançante. A banda toca músicas atuais e clássicos brasileiros com instrumentos de escola de samba passeando por vários gêneros populares, como samba, sertanejo, forró, pop, funk, soul e clássicos, de Jorge Ben a Vanessa da Mata, de Tim Maia a O Rappa, de Chitãozinho e Xororó a Seu Jorge.


Fotos: Divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas