Programa de nutrição “Hora de Comer, Comer...” faz sucesso nas escolas







Projeto atende aproximadamente 8 mil alunos da rede municipal
Em funcionamento desde o início do ano, programa de nutrição escolar: “Hora de Comer, Comer... - Carinho e Alimentação na Educação” é sucesso em Ilhabela. Elaborado pela Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Educação, o projeto atende aproximadamente 8 mil alunos em toda a rede municipal. O programa teve inicio devido a uma pesquisa – em conjunto com educadores físicos da pasta – que mede o Índice de Massa Corporal (IMC) de alunos de todas as escolas do município.


Além de incrementar o cardápio escolar de forma a incentivar o consumo de frutas, verduras e legumes, o objetivo é contribuir para a formação e manutenção de hábitos alimentares saudáveis e a adequação do horário das refeições oferecidas nas escolas.
Segundo a equipe da secretaria, ao adequar o horário a alimentação oferecida não haverá sobrecarga nem carência nutricional, evitando o desenvolvimento de patologias associadas à má alimentação como: diabetes, colesterol e triglicérides elevados, obesidade, anemia dentre outras, de maneira a garantir um ganho nutricional equilibrado.


Atualmente são oferecidas refeições em quantidade e qualidade. Com um cardápio diferenciado, os alunos têm uma alimentação mais sadia e consomem alimentos como: arroz, feijão, macarrão, verduras, legumes, frutas, quatro tipos de carnes, dois tipos de peixes, frango e ovos.
Outra novidade no cardápio é carne suína. Além de saudável e saborosa, não existem restrições quanto ao seu consumo devido às mudanças no sistema de produção e existência de rigorosa inspeção sanitária. A carne suína traz benefícios, principalmente para crianças em fase de crescimento, pois possui proteínas de alto valor biológico.


O prefeito Toninho Colucci ressalta a importância deste trabalho. “Trabalhamos na questão dos hábitos alimentares e a criança bem alimentada aprende mais”.
A secretária de Educação, professora Lídia Sarmento, explica que a alimentação inadequada na infância é um dos fatores causadores de obesidade na vida adulta e o intuito desta ação é estimular e auxiliar crianças na formação de hábitos alimentares saudáveis e na apreciação de novos sabores, promovendo uma alimentação mais variada e nutritiva. “É desde a infância que se cria os bons hábitos alimentares para uma vida inteira e cabe a nós, educadores e pais, encaminhar nossas crianças nesse sentido, para que sejam fortes e saudáveis”, comentou a secretária.


A chefe do setor de Alimentação Escolar, Therezinha Pereira, a Kuka, acrescenta que o programa consiste em uma adequação ao horário do lanche e que, antes da implantação, as escolas promoveram reuniões junto aos pais de modo a coletar suas impressões e sugestões. “A alimentação escolar é uma preocupação mundial. Nós trabalhamos visando uma melhor qualidade de vida e saúde adequada para todos alunos”, disse.


O serviço demanda logística e uma grande equipe de merendeiras que produzem a alimentação de todas as unidades. O cardápio tem a responsabilidade técnica da nutricionista, Renata de Souza, que preparou um folder informativo direcionado aos pais contendo orientações sobre as inovações.
Hoje a equipe de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação de Ilhabela proporciona mais de 8 mil refeições por dia em 30 escolas do município entre creches, escolas de Educação Infantil, Fundamental I e II, as duas escolas estaduais, o Polo Educacional de Ilhabela (PEII), e os projetos sociais apoiados pela Prefeitura, como a Casa da Criança, o Projeto Navegar, a Guarda Mirim, Profic, Apae, Pastoral da Criança, Creche Renato Maldonado, entre outros. Para contribuir com as refeições, a Padaria Municipal produz atualmente 15 mil pães por semana em média.


Foto: Ronald Kraag/PMI

Comentários

Postagens mais visitadas