Saneamento Básico é discutido em Audiência Pública hoje







Falta de Saneamento básico interfere na balneabilidade das praias
Thereza Felipelli


Será promovido hoje na Câmara de Ilhabela, a partir das 19h, um debate sobre as principais necessidades da cidade com relação a saneamento básico.
A audiência pública foi agendada após a sociedade civil conseguir juntar mais de 500 assinaturas. Originalmente o encontro seria realizado em abril, mas foi adiado em atendimento a uma solicitação do prefeito Toninho Colucci (MD) que teria outros compromissos agendados para a data.
De acordo com o abaixo assinado, são urgentes a aprovação de um Plano de Saneamento para a assinatura de um novo contrato com a Sabesp, estabelecendo novas metas e a construção de uma nova ETE (Estação da Tratamento de Esgoto) com tratamento secundário, para tratar com eficiência o efluente lançado no canal (Barra Velha – Itaquanduba), que hoje, segundo o Instituto Ilhabela Sustentável, é apenas um sistema de afastamento de esgoto, elevando sua eficiência de 25% para 85%.


Outra necessidade apontada como urgente pela sociedade é a destinação da verba do orçamento municipal, tendo os royalties da Petrobras como fonte de receita, para antecipar o Plano de Investimento da Sabesp, que é o de conseguir atender, até 2030, 75% da população, para que possa atingir principalmente áreas que não serão contempladas, como as de ocupação desordenada e comunidades tradicionais.
Para o encontro, foram convidados representantes da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Sabesp, Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte (CBH-LN), Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), Petrobras/Transpetro e Prefeitura.
Durante a audiência, serão discutidos também a piora da balneabilidade das praias do Itaquanduba/Itaguassú no ano de 2012, revelada pela Cetesb e em confronto com a ampla divulgação feita pela Sabesp sobre a melhora na balneabilidade das praias do município. As soluções adotadas para as falhas operacionais da Estação Elevatória do Saco da Capela, ocorridas em janeiro deste ano, e os prazos para instalação do sistema de emissão de gases nas novas estações elevatórias estarão em pauta também.


Foto: Jorge Mesquita/IL

Comentários

Postagens mais visitadas