Escolas da cidade voltam às aulas amanhã: alunos do 7º ano terão orientação sobre perigo das drogas
Os cerca de 6 mil alunos das escolas municipais de Ilhabela retornam às aulas amanhã. Ao todo são 30 escolas, sendo 22 na área urbana do município e oito nas comunidades tradicionais caiçaras. Neste segundo semestre, a novidade será a implantação de um novo projeto de Educação Cidadã, que irá beneficiar 497 alunos do 7° ano do Ensino Fundamental, contemplados com aulas específicas sobre violência e drogas.
Para isso, de 22 a 24 de julho, os professores e coordenadores da rede municipal de Ilhabela participam da oficina de capacitação. Esta é coordenada pelo professor e psicólogo, Mackeill Lima Vasconcelos, em parceria com Lions Quest, que oferece um programa educacional com o objetivo de “minimizar os fatores de riscos e reforçar os fatores de proteção”.
O programa é utilizado em 50 países e Ilhabela será um dos primeiros municípios do Estado de São Paulo a aplicá-lo. O objetivo é conscientizar os alunos quanto à prevenção do uso de drogas. “A proposta do programa é fornecer uma estrutura para esse aluno, conscientizando-o sobre os prejuízos que as drogas trazem e a importância de não fazer uso desse mal. E extremamente importante a relação saudável entre esse jovem e os seus amigos, familiares e sociedade”, explica o psicólogo.
O prefeito Toninho Colucci comentou a parceria com o Lions. “Aqui na ilha temos o trabalho realizado com a Polícia Militar, que desenvolve o Proerd, e esta é mais uma importante parceria, desta vez com o Lions Club, para conscientização dos riscos da droga e o combate à violência”, ressalta Colucci.
Também participam da capacitação professores dos municípios de Caraguatatuba, São Bernardo e São José dos Campos.
A secretária de Educação, Lídia Sarmento, ressaltou que o programa, além de beneficiar alunos para o resto da vida, oferece um conhecimento específico e está inserido no eixo temático deste ano - Vale lembrar que o tema do eixo temático deste segundo semestre é a “Saúde em Ilhabela” – e a capacitação dos professores é uma ótima oportunidade de aprendizado e prevenção contra as drogas. “Existe uma preocupação com este segmento da nossa sociedade e é nosso dever prevenir nossos jovens alunos. O programa agrega nesse sentindo”, disse a secretária.
O coordenador pedagógico do EJA (Educação de Jovens e Adultos), Rogério Ribeiro de Sá, o professor Catolé, estava presente na capacitação. “É importante essa capacitação, pois, os alunos receberão uma nova proposta de ensino, já desenvolvida em outros países”, relata o professor. Ainda de acordo com a secretária, para a volta às aulas todas as escolas passaram por mutirões de manutenção e limpeza. As escolas municipais de Ilhabela continuam oferecendo inglês desde o ensino infantil e as disciplinas de inglês, educação física e arte a partir do 1º ano.
Comentários
Postar um comentário