Município recebe veículo 4x4 para atendimento do Samu em áreas de difícil acesso







A secretária de Saúde, Dra. Lucia Heidorn Reale Colucci, recebeu a nova viatura do SAMU, que tem tração 4x4
O município de Ilhabela recebeu esta semana do Governo Federal um veículo com tração 4x4 para o Samu 192 (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Trata-se de uma Ford Ranger totalmente equipada e que será utilizada principalmente em áreas de difícil acesso.
Segundo a secretária municipal de Saúde, Dra. Lucia Heidorn Reale Colucci, a chegada do veículo com tração nas quatro rodas facilitará o trabalho das equipes do SAMU no município.


“Ilhabela tem um relevo diferenciado, com áreas íngremes, e um veículo sem este tipo de tração tem dificuldade”, frisou a secretária.
Ela salienta que o município possui duas ambulâncias do SAMU e uma delas seguirá agora para a manutenção com a chegada do novo veículo.
O veículo com tração 4x4 facilitará, por exemplo, o atendimento na comunidade da Praia dos Castelhanos. “Quando conquistamos o SAMU para Ilhabela, sabíamos da importância deste serviço, que salva vidas, proporciona rapidez e qualidade no atendimento de emergências. Esta é mais uma grande conquista para o município”, enfatiza o prefeito Toninho Colucci.


Samu
Ao discar o número 192, o cidadão será atendido em uma central de regulação, que conta com profissionais de saúde e médicos treinados para dar orientações de primeiros socorros por telefone. São estes profissionais que definem o tipo de atendimento, ambulância e equipe adequados a cada caso.
Há situações em que basta uma orientação por telefone. O SAMU atende pacientes na residência, no local de trabalho, na via pública, ou seja, pelo telefone 192 o atendimento chega ao usuário onde este estiver.


A equipe presta atendimento no menor tempo possível já no local, ainda fora do ambiente hospitalar, salvando vidas e diminuindo sequelas.
O programa oferece o direcionamento para o serviço mais próximo e adequado, assim a equipe que está na ambulância ganha tempo (diminui o tempo/resposta), o que é crucial em emergências.


Foto: Gustave Gama/PMI

Comentários

Postagens mais visitadas