Prefeitura abre nova licitação do teleférico






Propostas serão abertas na próxima terça-feira; ideia é que o local seja o Parque da Cidade
Thereza Felipelli

A abertura das propostas da licitação para a exploração e a prestação do serviço de teleférico no Parque das Cachoeiras, na Água Branca, em Ilhabela, ocorrida no último dia 12, será realizada na próxima terça-feira. A Prefeitura , no momento, está em fase de análise da documentação apresentada.
O projeto será executado sem gerar nenhum custo financeiro ao município visto que toda a estrutura e serviços serão encargos da empresa vencedora do certame licitatório.


As duas primeiras licitações foram canceladas no ano passado, uma por ordem do Ministério Público e outra em razão de questionamentos do Tribunal de Contas do Estado sobre o contrato firmado entre a Prefeitura e a Migliorini Artes, vencedora da primeira licitação.
Segundo a Prefeitura, o objetivo é selecionar a melhora proposta. Em maio, foi promovida uma audiência pública para discutir a revitalização da área da antiga usina da Cesp (Companhia Energética de São Paulo), conhecida como Parque das Cachoeiras, aproveitando o seu potencial turístico. A ideia é que o local seja o “Parque da Cidade”, um espaço de convívio com uma série de atrativos para moradores e turistas. Mais de 200 pessoas participaram da audiência, incluindo representantes de associações de classe, sociedade amigos de bairro e ONGs.


Parque da Cidade
Com a reestruturação do prédio da antiga Usina, o local passará abrigar, por exemplo, o Instituto Histórico, Geográfico e Arqueológico de Ilhabela (IHGAI). Entre os atrativos do “Parque da Cidade” previstos no projeto estão: sala verde interativa, sala e laboratório de arqueologia, maquinário histórico (exposição das máquinas utilizadas na usina), exposição ecosensorial, exposição arqueológica interativa, loja de souvenir, praça de alimentação, salão de projeção de imagens, totens informativos, vitrine viva da flora, portal das águas, deck da Cachoeira da Água Branca, teleférico, arborismo, tirolesa, terraço, auditório e observatório.


Projeto
A tarifa será de R$ 15 para fazer um percurso de 1.040 metros (ida e volta). Serão construídos dois quiosques de operação do teleférico, que contará com 74 cadeiras duplas.
A capacidade de usuários por dia será de 2.486 em dias de pico.
As plataformas de embarque e desembarque ficarão dentro dos limites do Parque das Cachoeiras, ou seja, fora dos limites do Parque Estadual. Também estão fora de Área de Preservação Permanente (APP) dos cursos d’água existentes na área do Parque.
Como o bilhete será para subida e descida, não haverá trânsito de veículos e pessoas na parte superior do Parque. Apenas as pessoas que optarem por visitar também o Parque Estadual permanecerão por um curto período no local, retornando em seguida de teleférico.
O projeto contempla ainda a abertura de uma trilha ao longo de toda a extensão do teleférico para reparos e manutenção do equipamento.

Comentários

Postagens mais visitadas