Cidade alia alta gastronomia à música e traz grande público no Festival do Camarão







Ao todo 27 estabelecimentos ilhéus participaram da edição deste ano
O 18º Festival do Camarão e a primeira edição do Bossa Jazz definitivamente marcaram o calendário de eventos de Ilhabela. O festival é um tradicional evento gastronômico do município, promovido por meio da parceria da Associação Comercial e Empresarial com a Prefeitura de Ilhabela.
Ao todo 27 estabelecimentos participaram desta edição. No último domingo, no “Boteco do Camarão” - uma grande tenda com praça de alimentação repleta de mesas e cadeiras - a “Cozinha Show” foi uma das atrações, com os chefs dos restaurantes e suas especialidades feitas à base do crustáceo, além de um grande palco que reuniu vários músicos na primeira edição do Bossa Jazz, organizado pela Secretaria da Cultura.
“O festival é uma das ações apoiadas pela Prefeitura, cujo papel é incentivar o turismo, que é o nosso principal gerador de emprego e renda. Neste ano podemos comemorar o resultado destes dois finais de semana em que o público prestigiou em peso o evento, consolidando ainda mais o turismo gastronômico e cultural e movimentando a economia local durante a baixa temporada”, explica o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci.


Prata da Casa no Bossa Jazz
Seis aplaudidas atrações somente com músicos de Ilhabela brindaram a primeira edição do Bossa Jazz , no Boteco do Camarão, em um grande palco com toda infraestrutura de sonorização e de iluminação.
A Orquestra Popular de Ilhabela abriu o evento na noite de 16 de agosto e o Trio Brasil e o grupo Bucaneiros se apresentaram no dia 17. Na última sexta-feira, o público pode conferir o repertório da banda Farofa Caiçara. No sábado, Beto Di Franco e Tarcísio César, com a participação especial da cantora Barbara Rodrigues e do gaitista Aloysio Becker, e, em seguida, Felipe Blues e sua banda “Os Canalhas”.
“Gastronomia também é uma forma de cultura e o evento uniu o empenho do poder público, proporcionando a estrutura do evento e a programação musical; do comércio, que participou em peso e do público que prestigiou. Devido à receptividade do público, o Bossa Jazz, ainda em sua primeira edição, já demonstrou que vale à pena investir em música de qualidade e ao mesmo tempo incentivar o talento dos músicos locais”, comentou o secretário de Cultura Nuno Gallo, que já confirmou a segunda edição do evento musical.


Uma outra grande atração - o show da cantora Paula Lima - trazida pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura, acabou por complementar a programação cultural do Festival do Camarão pelo Circuito Cultural Paulista. E para encerrar o festival, a banda de choro “Gato Preto” no último domingo.

Camarão à beira mar
“O sucesso do Festival se deu não só por conta do Boteco, mas também por conta dos 27 restaurantes da cidade, que durante o período de 16 a 25 de agosto, incluíram diariamente em seus cardápios pratos feitos com camarão a preços convidativos, com descontos de 25%, de forma a atrair não só os turistas, mas também os moradores”, destacou o secretário de Turismo e Fomento, Harry Finger. Para ele, o evento vem retomando à cada edição a sua força e o “Boteco do Camarão”, em sua quarta edição, firmou-se de vez. Para o próximo ano, a previsão é trazer mais chefs para a “cozinha show” que neste ano foi um espetáculo à parte. Dos 27 estabelecimentos comerciais, 20 participaram do “Boteco do Camarão”, que contou com uma enorme variedade de pratos e bebidas.


O presidente da Associação Comercial de Ilhabela, Leopoldo Pedalini, destaca o número de pessoas que passaram pelo local. “Um grande público de moradores, veranistas e turistas, totalizando cerca de 10 mil pessoas, fruto de uma parceria bastante positiva e fundamental para o festival ter o desempenho que teve, com toda a infraestrutura organizada pela Prefeitura e a música de excelente qualidade, um agregando ao outro. Foi surpreendente e isto faz com que a responsabilidade seja ainda maior com a próxima edição que tem de ser melhor ainda”, comentou.


Foto: Divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas