Samu promove curso de capacitação das equipes de atendimento na região




Profissionais da Rede Básica de Saúde e no Complexo Hospitalar também compõem a sala de aula
A capacitação em “Atendimento Pré Hospitalar Móvel em Suporte Básico de Vida” teve início na última quinta-feira. Ministrado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) o curso esta em sua quarta turma e envolve os profissionais das equipes de atendimento no Litoral Norte e, pela primeira vez, os trabalhadores, técnicos e auxiliares de enfermagem e coordenadores, da Rede Básica de Saúde e do Complexo Hospitalar, previamente selecionados pelo Serviço.
A atividade é aplicada pela Coordenação Geral do Samu, Regional Litoral Norte, com sede em São Sebastião, e conta com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, e da UniBr, onde as aulas acontecem.


Esta capacitação é base de um protocolo do Ministério da Saúde, com seus tutores treinados e formados pelo hospital alemão ‘Oswaldo Cruz’, responsável pelo desenvolvimento dos meios necessários tanto didáticos como logísticos, e tem o objetivo de abranger o maior número de profissionais da região.
Voltado para as quatro cidades da região, a capacitação tem duração de sete meses, com aulas semanais de oito horas/dia.
Na região, a responsabilidade de aplicação deste treinamento ficou sob a responsabilidade de dois tutores: o técnico de enfermagem, Fábio Luiz Silva, e da enfermeira responsável técnica, Elaine Aguiar.


Segundo Silva, este curso visa interligar os vários aspectos de atendimento para que um saiba exatamente o procedimento realizado em cada etapa e possa, dessa forma, dar continuidade eficiente à ocorrência, “diminuindo assim o risco de morte ou sequelas”.
De acordo com coordenador do Comitê Gestor de Atenção às Urgências do Litoral Norte, André Luís da Silva Leandro, todos os setores de atendimento de urgências precisam estar em sintonia e conhecer como é realizado o trabalho dos demais. “Esta é a forma correta para se conseguir êxito na continuidade do caso, criando um elo entre os profissionais que atuam em cada local, seja na Rede Pública, no Samu e no hospital”, disse Leandro.


As aulas abordam em seus módulos os seguintes assuntos: Módulo Introdutório, que trata sobre o funcionamento do SUS e o Samu; Biossegurança e Segurança da Cena, Emergências Pediátricas e Neonatais; Emergências Clínicas Obstétricas; Múltiplas Vítimas/Catástrofes, Técnicas Básicas de Salvamento e Resgate;


Emergências Clínicas Neurológicas, Equidade em Saúde: População em Situação de Rua; Gestão para a qualidade em SBV; Transporte Aeromédico, Aquático e Terrestre; Emergências Metabólicas, Respiratórias e Toxicológicas; Emergências Clínicas Cardiológicas, Emergências Psiquiátricas e Trauma e Emergências Cirúrgicas I, II e III.
As aulas são teóricas e práticas, sendo que todos os profissionais passam por avaliação final de cada módulo teórico e alguns práticos. Vale ressaltar que para trabalhar na equipe do Samu é fundamental ter formação neste curso de “Atendimento Pré Hospitalar Móvel em Suporte Básico de Vida”, atualizado sempre dentro dos padrões nacionais e a cada alteração de protocolo.

Comentários

Postagens mais visitadas