Após caos, Alckmin anuncia balsa provisória para volta do feriado de Ano Novo





Na sexta-feira, motoristas ficaram até cinco horas na fila
Acácio Gomes
e Cristiane Lopes


O caos instalado no sistema de travessia São Sebastião/Ilhabela no final da semana passada levou o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), a anunciar que a Dersa colocará uma balsa extra na volta do feriado de Ano Novo.
A informação foi dada em evento em que o governador esteve presente na região de São José dos Campos.
Segundo o tucano, a embarcação de apoio é para evitar o transtorno no retorno dos turistas. “Ela (balsa) é provisória, porque só tem esses picos nessas épocas” afirmou.


Ele justificou o tempo de espera no sistema de travessia em direção ao arquipélago ao excesso de veículos. “Nós estamos com todas as balsas novas e modernizadas operando, mas o número de carros é enorme”.
O caos instalado no embarque da travessia fez com que os turistas enfrentassem até cinco horas na fila.
Embora prometido pelo Estado que a travessia teria seis embarcações antes do Natal, o sistema operou com quatro balsas em pleno pico de movimento.
No final de semana, a travessia registrou uma melhora, já que boa parte dos turistas já estava em Ilhabela, que já registra 100% de ocupação em hotéis e pousadas.
O tempo médio de espera na travessia foi entre 1h e 1h30 nos horários de maior pico. Ontem, segundo a Dersa, eram quatro embarcações funcionando e o tempo de espera do lado de Ilhabela em direção ao continente era de 30 minutos. No sentido contrário (São Sebastião/Ilhabela) o tempo de espera chegou a 45 minutos.


Trânsito
Além de muitos veículos querendo atravessar, os reflexos foram sentidos também no trânsito da região central de São Sebastião.
Embora tenha colocado agentes de trânsito para disciplinar o trânsito de acesso a balsa, muita reclamação e confusão foram registradas, inclusive com a presença da Polícia Militar.
Em um evento realizado pela administração, o prefeito de São Sebastião, Ernane Primazzi (PSC), comentou o assunto. “Não tem o que fazer e que não adianta fazer cobranças ao Governo do Estado, pois se tratam de questões pontuais”.
Mas ele explicou também que já solicitou à Dersa parte do pátio próximo ao terminal de balsas para acomodar a fila de carros que se dirigem à Ilha, mas o pedido foi negado. “Falta boa vontade do Governo do Estado”. Segundo Primazzi o local sugerido abrigaria dois mil carros.
Quem também falou do assunto foi o presidente da Câmara de São Sebastião, Marcos Tenório (PSC). “Foram de três a quatro dias de transtorno. O Governo do Estado prometeu seis balsas para a travessia, mas apenas quatro estavam funcionando” disparou.


Foto: Jorge Mesquita/IL

Comentários

Postagens mais visitadas