Ilha preserva tradição de Folia de Reis







O Grupo Raízes de Ilhabela realiza a Folia de Reis na cidade relembrando uma das tradições caiçaras
Na segunda-feira, Dia de Reis, o Grupo Raízes de Ilhabela realizará a “Cantoria diante do Presépio”, na Vila
A Prefeitura de Ilhabela preserva a tradição cultural da Folia de Reis. Desde os festejos natalinos até este sábado, as manifestações da Folia de Reis na cidade vêm percorrendo os bairros do Borrifos, Taubaté, Praia Grande, Portinho, Reino, Água Branca, Vila e Armação. As folias têm o apoio da comunidade do bairro Praia Grande e são feitas pelo Grupo Raízes de Ilhabela, com a organização da Secretaria da Cultura e da Fundação Arte e Cultura de Ilhabela (Fundaci).


Dia de Reis
Nesta segunda-feira será realizada a “Cantoria diante do Presépio” para marcar o Dia de Reis, quando os integrantes do Grupo Raízes de Ilhabela entoarão as cantigas tradicionais em frente ao presépio montado na Praça Coronel Julião, na Vila.
O Dia de Reis comemora a data em que os três Reis Magos entregaram presentes ao Menino Jesus. É uma festa da Igreja Católica realizada entre os dias 24 de dezembro e 6 de janeiro, o dia da comemoração. Trazida pelos portugueses na época da colonização do Brasil, a folia de reis é um movimento cultural onde os grupos saem caminhando a pé pelas ruas das cidades para levar às pessoas as bênçãos do menino Jesus. Com a folia encerram-se as comemorações natalinas em todo o mundo, podendo desmanchar as árvores de natal e retirar todos os enfeites que representam a festa.


Encontro de Folias
O IV Encontro de Folia de Reis receberá grupos de diversos municípios da região e do interior de São Paulo. O evento será no próximo dia 19 de janeiro (sábado), a partir das 18h, no Centro Educacional e Cultural “Prefeito Roberto Fazzini”, na Praia Grande, no sul do arquipélago.


Foto: Divulgação/PMI

Comentários

Postagens mais visitadas