Prefeitura inaugura primeira escola infantil em tempo integral da cidade







Localizada no bairro São Pedro, escola leva nome de jovem falecido em acidente em Ubatuba no ano passado

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Educação, inaugurou nesta sexta-feira a primeira escola infantil em tempo integral do município. Localizada no São Pedro, sul do arquipélago, a escola recebeu o nome de “Natã Ugo Soares Domingos” em homenagem a um ex-aluno ilhabelense, de apenas 13 anos, falecido no final do ano passado em um acidente em Ubatuba.

A nova escola atenderá alunos das fases 1 (4 a 5 anos) e 2 (5 a 6 anos). Haverá também uma sala multidisciplinar com TV, DVD, colchões para descanso dos alunos e uma brinquedoteca.

“Eu me orgulho muito de Ilhabela e das pessoas que trabalham aqui. Só tenho a agradecer, e as crianças só tem a ganhar. É uma escola bacana, com profissionais competentes”, declarou a gestora da nova escola, Ivana Lúcia Gomes da Silva.

Também presente à cerimônia, a secretária de Educação, Lidia Sarmento, agradeceu a presença de todos, especialmente dos familiares de Natã. “Era uma criança extrovertida, ativa, e vamos lembrar sempre dele com muito carinho”, declarou Lídia, que informou que a escola atenderá no máximo 60 crianças, moradoras do São Pedro e de bairros próximos, como Portinho, Piúva, Bexiga, Praia Grande, Veloso e Borrifos.

Morador do sul da ilha, o vereador Valdir Veríssimo (Pros) também se pronunciou: “Havia uma luta grande da população daqui por espaços para se divertir. A escola Maria Thereza aqui ao lado tem a terceira maior quadra da cidade. Essas escolas atendem aos alunos e à comunidade também”, salientou ele, que destacou o avanço na educação com a municipalização das escolas.



O pastor Arnaldo Ugo Domingos, pai do menino homenageado, morador há 18 anos no bairro São Pedro, disse terem ficado muito feliz com a escolha do nome da escola. “Fico feliz, apesar da perda que tivemos. Sei que ele está em uma vida melhor. Ele viveu só 13 anos, mas nos deu muitas alegrias. Deus abençoe os professores, estamos ainda nos recompondo, mas sabemos que vamos revê-lo um dia”.

A escola está situada onde funcionava a antiga escola Maria Thereza, que passou a funcionar ao lado da Natã. “Transferimos a Maria Thereza para o lado e agora esta escola leva o nome do garoto que passou boa parte de sua vida aqui, onde seu pai é pastor de uma igreja. É uma homenagem justa, era um menino alegre, agitado, eu o chamava de menino 220”, declarou o prefeito Toninho Colucci (PPS).



Outras novidades

O prefeito lembrou ainda que dará início à construção da escola Leonardo Reale, na Armação, norte da ilha, que também será em tempo integral, e comentou sobre a transferência da escola Gabriel Ribeiro da Vila para o Caxadaço. “Vamos fazer uma biblioteca e um museu naquela área pública na Vila”, contou Colucci, que comentou também que está desapropriando uma área no Portinho, no sul, para uma nova escola de ensino em tempo integral. “O projeto da creche do Alto da Barra Velha também está pronto e devemos inaugurar até dezembro. O ensino integral irá continuar avançando. Já são cerca de 500 alunos estudando o dia todo. A creche da Barra Velha, ao lado da delegacia, também deve ficar pronta este ano”, avisou.

Também segundo o prefeito, mais dois terrenos na Barra Velha deverão abrigar uma Etec, que irá atender alunos da ilha e de São Sebastião. “Teremos cursos diferentes dos de lá. A construção terá início este ano”, disse Colucci, que anunciou também a desapropriação de um terreno para uma nova Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (APAE) e a vinda do Senac ou da Fatec para uma universidade de Turismo, Hotelaria e Gastronomia.”Educação é a principal tarefa do prefeito”, finalizou.



Campeão

Um morador do São Pedro, Diego Rodrigues da Silva, encerrou o encontro cantando a canção “Campeão”, para homenagear o menino Natã, sob os olhares emocionados da família do homenageado.

Ex-aluno da rede municipal de ensino, Natã tinha 13 anos e era natural de São Sebastião. Filho do pastor Arnaldo Ugo dos Santos Domingos, da Igreja Brasil para Cristo, localizada no bairro São Pedro, e de Ester Soares Vieira Domingos, ele estudava na E.M. Profª Dra. Ruth Correia Leite (Barra Velha). Natã tinha três irmãs: Queila Vitória, Késia Soares e Kelly Domingos. Ele foi vítima de um acidente no último dia 30 de dezembro, em Ubatuba. (T.F)





Foto: Ronald Kraag/ Divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas