Cúria Diocesana lança hoje Campanha da Fraternidade com o tema “tráfico humano”






Um dos subsídios para a campanha é um cartaz com mãos acorrentadas, acordo com CNBB

Acácio Gomes



A Cúria Diocesana do Litoral Norte lança oficialmente hoje a Campanha da Fraternidade 2014, que este ano traz como tema “Fraternidade e tráfico humano”. Já o lema será: “É para a liberdade que Cristo nos libertou (Gl 5,1)”.

Para o lançamento, a cúpula da igreja católica na região preparou uma coletiva de imprensa para às 16h na Catedral Divino Espírito Santo, no Indaiá, em Caraguá. Para falar do assunto, estarão presentes o bispo diocesano do Litoral Norte, Dom José Carlos Chacorowski, a delegada seccional Nilze Baptista Scapulatielo, e a jornalista e membro do Comitê Interinstitucional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas do Litoral Norte, Priscila Siqueira.

A campanha é lançada na região um dia após a quarta-feira de cinzas. O objetivo é despertar nos fiéis a solidariedade acerca de determinado problema vivido pela sociedade. Durante o período da campanha, os católicos vão estudar e escolher as ações de combate ao trabalho escravo a partir deste tema.

Um dos subsídios para a campanha é um cartaz com mãos acorrentadas, sendo que cada uma delas tem um significado, de acordo com a Conferência Nacional dos Bispos no Brasil (CNBB).

A primeira mão acorrentada faz alusão ao trabalho escravo e, apesar de terem mudado os tempos, os índices mundiais assustam. De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), no mundo todo mais de 12,3 milhões de pessoas são vítimas de trabalho forçado e mais 2,4 milhões foram traficados. A segunda mão faz alusão ao tráfico de órgãos. A terceira se refere ao tráfico de mulheres, que são retiradas de perto de suas famílias para serem exploradas sexualmente e a quarta mão é a mão de uma criança, representando as crianças que são raptadas e traficadas mundo afora. Após a apresentação oficial da campanha para a imprensa, a comunidade conhecerá o tema a partir da missa das 19h30 na Catedral Divino Espírito Santo, no Indaiá, em Caraguá.



Foto: Divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas