Tenório usa Tribuna Popular para criticar serviço de travessia da balsa



Audiência com a Dersa na Câmara está prevista para o dia 26

Thereza Felipelli



O ex-diretor de saúde do arquipélago, Márcio Tenório, fez uso da Tribuna Popular como cidadão ilhabelense para comentar os problemas vivenciados por ele diariamente durante a travessia da balsa Ilhabela/ São Sebastião. O tema já havia sido abordado por Tenório em um editorial do Imprensa Livre no mês de janeiro, que foi posteriormente lido em sessão Ordinária da Casa de Leis pelo vereador Valdir Veríssimo (PPS).

Entre suas observações, Tenório destacou que não se respeitam as distâncias necessárias entre um veículo e outro para que se possa fazer a abertura das portas, e que a cobrança de um valor do pedágio diferenciado nos finais de semana já ocorre há muito tempo na travessia Santos/Guarujá, pois esta diferença de 50% de acréscimo foi criada nos anos 80, durante a “crise do petróleo”. “Isso os mais velhos lembram, inclusive quando todos os postos de combustíveis deveriam fechar durante a noite e às sextas-feiras, reabrindo somente nas segundas”, disse Tenório, que ainda ressaltou que o horário das embarcações há muito não se respeita.

“Chega um momento em que não podemos mais nos omitir quanto a alguns assuntos que insistentemente vêm causando prejuízos à nossa população. A travessia - entra e sai governo - mantém-se problemática. Tal situação forçou-me a participar dessa discussão”, explicou.



Estudantes

Recentemente, Tenório – que atravessa de segunda a sexta-feira para trabalhar em São Sebastião – acompanhou de perto a luta dos estudantes que precisam da balsa diariamente. No dia 26 de fevereiro, foi formada uma comissão composta por cinco representantes dos universitários, diretores e coordenadores regionais da Dersa - Desenvolvimento Rodoviário S/A, que juntamente com ele viabilizaram um importante canal de conversa, na qual foram expostas reivindicações de melhorias. “Quero aqui parabenizar esses estudantes pela maneira como trataram os problemas enfrentados naquela paralisação, onde pudemos interceder e acalmar os presentes, restabelecendo a travessia”, disse ele, com relação a recente manifestação que paralisou a travessia durante cerca de uma hora.

“Este sempre foi um assunto tratado dentro de gabinetes entre autoridades e foi a primeira vez que a população pode se manifestar. E acredito também que, pela primeira vez, a Dersa teve a oportunidade de ouvir a população sem ‘intermediários’”, destacou Tenório, que convidou a todos para participar deste movimento, sem fins políticos partidários ou interesses pessoais. “Quando não há travessia todos somos prejudicados. Quem já não perdeu compromissos ou não pode chegar em casa devido às paralisações das embarcações?”



Estudos

Tenório mencionou ainda uma matéria publicada pelo Imprensa Livre em agosto de 2011, na qual a Dersa promete vários investimentos para a travessia. “Alguns já foram feitos, como os atracadouros e outros poderão ser cobrados nas audiências públicas. Atraiu minha atenção nesta matéria a informação de que seria encomendado ao Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) um estudo sobre a possibilidade de navegação com ventos mais fortes do que os estabelecidos nas normas atuais. Este estudo já foi realizado?”, questionou Tenório, que lembrou que quando estava à frente da Diretoria de Saúde de Ilhabela, realizaram algumas reuniões com a presença de representantes da Administração Municipal, Petrobras, Corpo de Bombeiros e Dersa para discutir ações para atender os usuários da travessia em situações de paralisação do serviço devido às condições climáticas.

“A Câmara, através de sua Comissão de Transportes, participa das discussões para a implantação do Plano Integrado de Apoio à Travessia (Pïat)?”, perguntou.



Audiência

Os vereadores apoiaram o apelo de Márcio Tenório e se comprometeram a participar de uma audiência pública com a Dersa para discutir o assunto, proposta pelo edil Carlos Alberto de Oliveira, Carlinhos (PMDB), que está prevista para o dia 26 deste mês, data ainda a ser confirmada.



Foto: Luan Coltro/ Divulgação













Comentários

Postagens mais visitadas