Moradora reclama de suposta “perda de vagas” para realização de exames no AME






Segundo Prefeitura, “em 2014 foram agendados 85 pacientes para realização da nasofibrolaringoscopia, mesmo diante das 42 cotas disponibilizadas

Thereza Felipelli



Uma moradora de Ilhabela procurou a reportagem para informar que a cidade perdeu recentemente cerca de 20 vagas para munícipes realizarem o exame de nasofibrolaringoscopia porque um funcionário teria deixado de ler um e-mail enviando pelo Ambulatório Médico de Especialidade (AME) de Caraguatatuba.

Ela contou que sabe disso porque está há um mês e meio esperando resposta da assistente social do posto de saúde do Itaquanduba, onde foi orientada pela agente de saúde a procurar a Secretaria de Saúde porque os exames estariam sendo agendados lá. Na Secretaria, um funcionário disse a ela que havia uma fila de espera e que o exame de sua filha ainda não tinha sido agendado.

Ela insistiu que dessem mais uma olhada e então pegaram a ficha de sua filha. Foi quando outra funcionária lhe disse que haveria uma desistência no dia seguinte e então o exame foi marcado. Chegando lá, para sua surpresa, a médica disse que estava muito difícil atender Ilhabela porque ela havia chegado às 8h para atender no dia 3 de março e não havia ninguém da Ilha para realizar o exame.

Assustada, ela respondeu que há quase dois meses esperava para ser marcado o exame e que só estava lá por causa de uma desistência. “Daí ela me mostrou o papel do dia anterior sem nenhum nome preenchido”, contou. “Então eu me pergunto: se eu não tivesse ido até a Secretaria, quando seria marcado esse exame? E qual seria a minha posição na vaga de espera?”



Explicação

A Secretaria de Saúde informou que o município não perdeu nenhuma vaga para realização do exame de nasofibrolaringoscopia, conforme afirmado. No ano de 2014 foram agendados 85 pacientes para realização do referido exame, mesmo diante das 42 cotas disponibilizadas ao município. Os agendamentos foram realizados na modalidade bolsão, quando as vagas não utilizadas por outros municípios são disponibilizadas àqueles que possuem demanda.

Ainda de acordo com informações da secretaria, dos 37 pacientes agendados no mês de março, nove não compareceram ao AME para realizar o procedimento. “O absenteísmo prejudica todo o funcionamento dos serviços de saúde, pois quando o paciente falta, não há possibilidade de que outro que aguarda pelo exame ou pela consulta seja inserido, ocasionando na perda da vaga”, explicou a Prefeitura.

Ainda de acordo com a prefeitura, todos os agendamentos eletivos são realizados diariamente na Central de Regulação de Vagas Municipal mediante critério médico de priorização. Todos os usuários dos serviços de saúde municipais têm assegurado o direito fundamental de acesso à informação, nos termos da Lei Federal nº 12527/2011, sendo ainda disponibilizado o convite para que a munícipe que teceu os comentários venha conhecer nosso sistema de agendamento.



A secretaria ainda enviou o questionamento do jornal sobre o “suposto papel” apresentado à munícipe para a Coordenação do AME em Caraguatatuba.

Comentários

Postagens mais visitadas