19º Festival do Camarão traz Margareth Menezes e 2º Bossa Jazz
O Festival do Camarão tem parceria por meio das secretarias de Turismo e de Cultura
O 19º Festival do Camarão será realizado nos dias 15, 16 e 17 de agosto e também nos dias 22, 23 e 24 de agosto, em Ilhabela. A programação deste ano traz diversas atrações como “Boteco do Camarão”, uma grande área coberta montada no centro histórico da Ilhabela, onde vários restaurantes participantes levam diversas opções de petiscos à base do crustáceo. Neste local, turistas e moradores também poderão desfrutar da boa música ao som do 2º Bossa Jazz.
O festival ainda ocorre nos restaurantes participantes de 15 de agosto a 7 de setembro. Aproximadamente 30 restaurantes devem participar e oferecer pratos especialmente preparados para o evento com preços diferenciados.
Além da música e da gastronomia haverá a já conhecida “Cozinha Show”, com demonstração de pratos produzidos pelos restaurantes participantes.
Neste ano, estão previstas algumas novidades, como o Concurso de Melhor Cozinheiro Amador de Ilhabela e o Concurso de Melhor Prato Típico Caiçara, além de palestras, cursos e workshops que serão realizados durante a semana na estrutura montada na Vila.
Para o Festival, será elaborado um Guia Gastronômico com os restaurantes participantes que serão distribuídos em toda a rede hoteleira e receptivos turísticos. A rede hoteleira, como de costume, fará promoções e descontos aos hóspedes que fizerem suas refeições nos restaurantes participantes.
Os restaurantes criarão em seus cardápios pratos exclusivos para o Festival, com uma ou mais das seguintes características: pratos típicos e tradicionais da região e pratos inovadores qualificados como alta gastronomia.
O presidente da Associação Comercial de Ilhabela, Leopoldo Pedalini Neto, afirmou que o Festival do Camarão tem uma grande importância para o município, pois, além de atrair um número significativo de visitantes, divulga a culinária e as belezas de Ilhabela. “Uma demonstração disso é que estamos na 19ª edição e sempre com um número crescente de estabelecimentos participantes”.
O crescimento em relação ao ano passado quanto aos patrocínios e apoios, são, de acordo com Pedalini, uma demonstração de credibilidade e força do evento. “Estamos, cada vez mais, profissionalizando o Festival e todos ganham com isso, empresários, turistas e moradores locais”.
Uma das marcas do 19º Festival do Camarão de Ilhabela será a diversidade dos pratos oferecidos pelos cerca de 30 restaurantes participantes, o que deve atrair um grande público. Organizado pela Associação Comercial e Empresarial, o festival tem a parceria da Prefeitura de Ilhabela, por meio das secretarias de Turismo e Fomento e da Cultura.
Música
A programação musical traz no dia 15 de agosto (sexta) a Orquestra Popular de Ilhabela, que será a primeira atração musical dentro da programação do 2º Bossa Jazz, a partir das 20h. Também no dia 15, tem a apresentação do Trio Brasil, às 21h30. Às 22h30 é a vez de Júlio Bittencourt Jazz Trio e o saxofonista convidado, Almir Clemente.
Já no dia 16 (sábado) tem Fernando Rios e Quinteto, às 21h. No dia 17 (domingo) sobe ao palco a cantora Margareth Menezes, às 20h30.
No segundo fim de semana do “Boteco do Camarão”, a programação reserva o show com Cotarelli “Samba Jazz, Quarteto”, às 20h, no dia 22 de agosto. Mais tarde, às 21h30, tem Duo Brasilian Jazz. As atrações continuam às 23h, com o show do cantor Felipe Blues.
No dia 23 de agosto (sábado), às 21h, tem Bibba Chuqui e Banda. Já no dia 24 de agosto (domingo) acontece a apresentação do violinista Ricardo Herz Trio, às 20h30.
Histórico
O Festival do Camarão de Ilhabela nasceu em 1995, quando alguns empresários de Ilhabela,, trouxeram para a Associação Comercial a proposta de se fazer um evento gastronômico utilizando-se como base o camarão.
A sugestão foi aceita pela Associação Comercial que vem há 18 anos organizando o Festival.
Nos dois primeiros anos o evento aconteceu somente nos Restaurantes. Em 1997, na 3ª edição do Festival, percebeu-se a necessidade de concentrar os restaurantes em um único espaço, onde o público pudesse degustar as delicias gastronômicas ao som de boa música.
O evento em praça pública foi evoluindo até chegar ao Boteco do Camarão a partir de 2010.
Mais informações no site www.ilhadagastronomia.com.br.
Foto: Divulgação
Comentários
Postar um comentário