Morador de Ilhabela fica 32 horas à deriva em alto-mar




Seis tripulantes de um veleiro foram resgatados por russos a 50 quilômetros da cidade de Natal

Daniela Malara Rossi

Um morador de Ilhabel foi encontrado à deriva, após 32 horas em alto-mar, com mais cinco tripulantes de uma embarcação que naufragou próxima a cidade de Natal, Rio Grande do Norte, na última semana. Eles foram resgatados a cerca de 50 quilômetros da costa (28 milhas náuticas) por um navio cargueiro de bandeira liberiana, com tripulantes russos, que passavam pelo local.
Marcos Vitorazzo, 58 anos, é vistoriador naval em Ilhabela e participa de competições náuticas por todo o Brasil. A equipe competia pela 26ª edição da Regata Recife/ Noronha, que saiu de Pernambuco no dia 27 de setembro com destino ao arquipélago de Fernando de Noronha. No meio do percurso, o veleiro, modelo trimarã 33, com três cascos, teve problemas e afundou em meio a travessia. O resgate chegou no dia 29.
Marcos conta que os amigos tem suas profissões, mas são apaixonados pelo mar. “Todos os tripulantes tem a regata como hobbie e nossa experiência marítima foi fundamental para a sobrevivência”. Eles também relataram que dois barcos de pesca e dois navios passaram por eles durante o acidente, mas não pararam para prestar socorro.
Os irmãos Roberto e Jorge Neves, 66 e 59 anos, donos da embarcação, Jorge Silvestrine, 54 anos, Álvaro da Fonte, 53 anos e René Hutzeler, 36 anos, eram os demais tripulantes. Eles relataram que houve um forte estrondo e a embarcação emborcou poucos minutos depois. Para eles, uma das causas pode ter sido o rompimento da viga de ligação da embarcação, além da alta velocidade do veleiro, que segundo a equipe, deveria estar na segunda ou terceira colocação, no momento do acidente.
Durante as 32 horas à deriva, os tripulantes ingeriram apenas 100 ml de água. Eles contam que foi a única coisa que conseguiram resgatar do barco. Um dos homens sofreu de hipotermia dentro da água e foi ajudado pelos companheiros. Em terra, afirmam que o sentimento de esperança foi fundamental para resistirem.

Comentários

Postagens mais visitadas