Morte de tartarugas marinhas assusta moradores






Cerca de 15 tartarugas-verdes foram encontradas nas praias da ilha neste final de semana
Cerca de 15 tartarugas marinhas foram encontradas mortas nas praias de Ilhabela, no último final de semana. Os animais da espécie conhecida como tartaruga-verde estavam nas areias das praias do Perequê, Itaguaçu, Itaquanduba, Engenho D’Água e Saco da Capela, onde foram achadas por profissionais que trabalham na limpeza das praias e ficaram assustados com a quantidade de animais mortos.
A causa da mortalidade é desconhecida até o momento e não existem números oficiais em relação a este fato na cidade, mas isso já vem acontecendo há algum tempo, como mostra a foto tirada há cerca de dois meses, na praia do Veloso, região sul da ilha. Para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, os animais podem ter morrido devido a causas não naturais, vítimas de redes de pescas, por exemplo. Especialistas alertam que o lixo lançado ao mar também pode causar a morte desses animais, já que eles não conseguem distinguir a diferença entre algas, das quais se alimentam, e o plástico jogado nas águas.
De acordo com a prefeitura da cidade, o projeto Tamar de Ubatuba orientou os profissionais da secretaria a fotografar as carcaças dos animais e enviar para análise, a fim de identificar as possíveis causas, já que não restou nenhuma tartaruga viva para pesquisa, além de descartar os corpos nas áreas de transbordo de resíduos sólidos do município. Também foi solicitado à secretaria informar o Tamar, caso haja novos encalhes nos próximos dias, para que se possa viabilizar estudos na busca de esclarecimentos para o caso.
Na cidade de Ubatuba, onde o Tamar atua desde 1991, foram registradas com apoio de pescadores colaboradores, mais de 10.500 capturas de tartarugas em diversos tipos de redes de pesca e até mesmo um número de 13 capturas numa única rede, num único dia, segundo dados da prefeitura de Ilhabela. (D.R)










Foto: Daniela Malara Rossi

Comentários

Postagens mais visitadas