2ª Conferência Municipal de Saúde e Saúde Ambiental 13/06/2015

2ª Conferência Municipal de Saúde e Saúde Ambiental
13/06/2015






O Conselho Municipal de Saúde de Ilhabela, em parceria com a Prefeitura de Ilhabela, promoverá nos dias 12 e 13 de junho de 2015, a 2ª Conferência Municipal de Saúde e Saúde Ambiental (2ª COMSAÚDE) Vera Lúcia Alvarenga Freire.

O objetivo é o debate para garantir a saúde como direito humano, sua universalidade, integralidade e equidade no Sistema Único de Saúde (SUS) em Ilhabela, além de discutir questões sobre Saúde Ambiental.

A conferência foi convocada pelo Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, por meio do Decreto Municipal nº 4.562, de 30 de abril de 2015 (Clique aqui para acessar).

Nesse ano, a 2ª COMSAÚDE homenageia a assistente social, Vera Lúcia Alvarenga Freire. Moradora de Ilhabela desde 1953, Verinha Freire como era conhecida, foi vice-provedora da Santa Casa de Misericórdia de Ilhabela de 1988 a 1989 e secretária de Saúde de 1989 a 1992. Ainda trabalhou na Secretaria de Assistência Social com o Programa Habitar Brasil. Em 1996 defendeu uma tese de doutorado sobre a implantação do Sistema Único de Saúde (SUS) em Ilhabela e foi uma das grandes responsáveis pela efetiva implantação do SUS no município. Formou o primeiro Conselho Municipal de Saúde e representou a cidade em todos os congressos dos quais participou. Em 2012 Verinha foi homenageada dando nome ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da Barra Velha. Verinha faleceu no dia 01 de março de 2014.

Com o tema "Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro", a 2ª COMSAÚDE corresponde à Etapa Municipal da 7ª Conferência Estadual de Saúde e da 15ª Conferência Nacional de Saúde, regida pela Resolução nº 500, de 12 de Fevereiro de 2015 do Conselho nacional de Saúde (Clique aqui para acessar).

Serão dois dias de discussão para reafirmar, impulsionar e efetivar os princípios e diretrizes do SUS em Ilhabela, bem como mobilizar e estabelecer diálogos para fortalecer a participação da comunidade na gestão da saúde pública, de acordo com os seguintes eixos temáticos, divididos em 3 grandes grupos de trabalho:



GT 1 - Participação Social / Financiamento do SUS e Relação Público-Privado / Reformas Democráticas e Populares do Estado;

GT 2 - Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde / Informação, Educação e Política de Comunicação do SUS / Ciência, Tecnologia e Inovação no SUS;

GT 3 - Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade / Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde;



A 2ª COMSAÚDE será precedida de uma Pré-Conferência que será realizada no dia 20/05 as 20h, na Escola Municipal Profª. Dra. Ruth Correia Leite Cardoso, localizada na Rua Gerson Peres de Araújo, 331 - Barra Velha, com entrada aberta ao público.


Todo cidadão pode e deve participar da 2ª COMSAÚDE, que será realizada no Ilhaflat Hotel Spa & Convention, localizado na Av. Princesa Isabel, 747 - Praia do Perequê. (Clique aqui para ver o mapa). Na ocasião, serão eleitos 04 (quatro) delegados/delegadas que representarão o município de Ilhabela nas etapas Regional e Estadual da 7ª Conferência Estadual de Saúde nos dias 06 e 07 de Julho, no município de Pindamonhangaba.



Veja o cronograma e a programação completa da 2ª COMSAÚDE:



CRONOGRAMA

1. Pré Conferência Municipal – Data: 20/5 às 20h – Local: Escola Municipal Prof. Dra. Ruth Correia Leite Cardoso

2. Conferência Municipal – Data: 12 e 13/6 – Local: Hotel Ilhaflat

3. Inscrições Conferência Estadual de Saúde – Etapa Regional – Data: 5 a 20/6

4. Conferência Estadual de Saúde – Etapa Regional – Data: 6 e 707 – Pindamonhangaba

5. Conferência Estadual de Saúde – Data: 22 a 24/7 – Local indefinido

6. Conferência Nacional de Saúde - 23 a 26/11 – Brasília



PROGRAMAÇÃO

PRÉ CONFERÊNCIA

Data: 20/5 às 20h

Local: Escola Municipal Prof. Dra. Ruth Correia Leite Cardoso

Endereço: Rua Gerson Peres de Araújo, 331 - Barra Velha



20h Abertura Oficial

Renato de Oliveira Calado – Presidente do Conselho Municipal de Saúde

Lúcia Heidorn Reale Colucci – Secretária Municipal de Saúde

20h10 Palestra: Conferências de Saúde – Espaço Democrático de Construção do SUS

Henrique Simões Rodrigues da Silva

Diretor de Planejamento e Finanças da Secretaria de Saúde de Ilhabela

20h30 Debates sobre propostas

21h15 Encerramento



CONFERÊNCIA MUNICIPAL

Data: 12 e 13/6

Local: Ilhaflat Hotel Spa & Convention

Av. Princesa Isabel, 747 - Praia do Perequê



12/6 – Sexta-feira

20h Abertura Oficial / Aprovação do Regimento Interno

20h15 Palestra 1: Saúde Pública de Qualidade, Caminhos e Possibilidades

Dr. Giovanni Di Sarno

Centro de Estudos Augusto Leopoldo Ayrosa Galvão - Departamento de Medicina Social da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo

20h45 Palestra 2: Melhoria da Qualidade dos Serviços Públicos de Saúde com a participação social dos usuários e funcionários – Trabalho do Conselho de Saúde

Rosemy Maria dos Santos

Diretora do Núcleo da Qualidade e Humanização das Ações de Saúde

Departamento Regional de Saúde – DRS XVII Taubaté

21h25 Apresentação da Pesquisa de Satisfação 2014 – Projeto Você Sabia

Renato de Oliveira Calado

Presidente do Conselho Municipal de Saúde

21h55 Considerações Finais



13/06 – Sábado

8h Credenciamento

9h Abertura – Palestra – Panorama da Saúde Pública em Ilhabela – Cenários e desafios

Henrique Simões Rodrigues da Silva

Diretor de Planejamento e Finanças da Secretaria de Saúde de Ilhabela

9h30 1ª Divisão dos Grupos de Trabalho / Orientações Gerais

11h Intervalo (Brunch / Apresentação Artística/Musical)

11h40 2ª Divisão dos Grupos de Trabalho / Orientações Gerais

14h Leitura das Propostas / Validação

14h40 Eleição dos Delegados

15h Encerramento



Na 2ª COMSAÚDE os visitantes não credenciados terão direito de participar como ouvintes das palestras do dia 12/6 (sexta) e das discussões nos grupos de trabalho no dia 13/6 (sábado). Quem quiser participar como delegado, com direito a voz e voto, representando os segmentos dos usuários dos serviços de saúde e os trabalhadores da saúde, precisam ser indicados por entidades de representação da sociedade civil organizada (clubes, associações, entidades de classe, sindicatos, igrejas, partidos políticos, dentre outros), mediante prévia inscrição.



Se você quiser ser delegado clique aqui e preencha a sua inscrição.


O objeto de discussão da 2ª COMSAÚDE resultará num conjunto de propostas e demandas dos diversos bairros do município, com sugestões importantes para melhorias no funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS) em Ilhabela. Também serão elaboradas propostas de âmbito regional, estadual e nacional, que seguirão para discussão na Etapa Regional de Pindamonhangaba.



Se você quiser escolher ou elaborar alguma proposta para a 2ª COMSAÚDE, clique aqui. Todas as propostas encaminhadas serão analisadas pela equipe organizadora e serão encaminhadas para discussão em plenária pelos grupos de trabalho.



A última edição municipal foi realizada no ano de 2011 (Clique aqui para visualizar o Relatório Final da 1ª Conferência Municipal de Saúde e Saúde Ambiental de Ilhabela). Na ocasião, o delegado representante do município de Ilhabela, Henrique Simões Rodrigues da Silva, hoje Diretor de Planejamento e Finanças da Secretaria Municipal de Saúde, foi escolhido como representante do Litoral Norte para a 6ª Conferência Estadual de Saúde em Serra Negra, sendo coordenador de grupo de trabalho e também coordenador de um dos 17 grupos de trabalho da 14ª Conferência Nacional de Saúde realizada em Brasília/DF.



Clique aqui para visualizar o Relatório Final da 6ª Conferência Estadual de Saúde.

Clique aqui para visualizar o Relatório Final da 14ª Conferência Nacional de Saúde.

Comentários

Postagens mais visitadas