Empresariado de Caraguatatuba se reúne para discutir plano do turismo para os próximos quatro anos



Empresariado de Caraguatatuba se reúne para discutir plano do turismo para os próximos quatro anos



Cerca de 60 pessoas, entre empresários, prestadores de serviços, acadêmicos e representantes do poder público, debateram o planejamento das ações que nortearão os rumos turismo em Caraguatatuba nos próximos quatro anos.



A reunião ocorreu nesta quinta-feira (26), na Secretaria Turismo, no Centro. Os presentes reconheceram o diálogo com os representantes da Prefeitura Municipal como ponto positivo da iniciativa.



O encontro contou com a participação do prefeito Aguilar Júnior; e dos secretários de Turismo, Cristian Oliveira de Souza, o Cristian Bota, e de Meio Ambiente, Marcel Luiz Giorgeti; além dos presidentes da Câmara de Caraguatatuba, Renato Leite Carrijo de Aguilar, o Tato Aguilar; do Conselho Municipal de Turismo (Contur), Rodrigo Tavano; da Associação de Quiosques de Caraguatatuba, Renato Lambiasi; da Associação Comercial e Empresarial, Sthenio Pierrotti, além empresários dos setores hoteleiro, gastronômico, turístico e de serviços.



O presidente do Conselho Municipal de Turismo, Rodrigo Tavano, disse que Caraguatatuba precisa criar um Plano Diretor da área até abril de 2018. “Essa é uma das obrigações para o município continuar recebendo verbas do DADE (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias) e permanecer como Estância Turística. Temos praticamente um ano e dois meses para elaborar o plano. Contamos com o apoio de todo mundo para decidir que tipo de turismo queremos para a cidade”, explicou.



O presidente da Associação dos Quiosqueiros, Renato Lambiasi, destacou a participação dos empresários no diálogo com o poder público. “Há tempos não vejo o empresariado tão unido em uma reunião, inclusive com a presença do prefeito. O maior sonho, não só do Contur, mas da cidade, talvez se concretize nesta gestão, que é a definição da identidade turística de Caraguatatuba. Isso trará uma avalanche de turistas”, analisa.



Para o secretário de Turismo, Cristan Oliveira de Souza, a reunião com o segmento é fundamental para promover o desenvolvimento da área na cidade e no Litoral Norte. “O apoio maciço dos empreendedores do meio turístico demonstram a credibilidade e esperança nesta administração”, avalia.



De acordo com o prefeito Aguilar Júnior, o planejamento estratégico do turismo era uma das propostas de campanha. “Hoje é um programa. Às vezes a prefeitura faz diversas ações, mas nunca dá oportunidade para quem vive do turismo se manifestar. É importante que venham as sugestões. O objetivo é traçar um calendário de ações anuais e o quanto será gasto no período com essas iniciativas.”



A reunião também abordou temas relacionados à participação em feiras nacionais e internacionais, ações de marketing, regionalização do turismo, capacitação de mão de obra, criação de um receptivo, investimentos, eventos, pontos turísticos, futuras reuniões, entre outros.



As informações e sugestões podem ser obtidas e enviadas pelo e-mail do Conselho Municipal de Turismo de Caraguatatuba: contur.caraguatatuba@gmail.com.



Informação para a Imprensa: (12) 3897-5650

Paulo Henrique (jornalistapaulohenrique27@gmail.com)

Jornalista














Fotos: Claúdio Gomes/PMC

Comentários

Postagens mais visitadas