Secretaria de Saúde de Ilhabela esclarece dúvidas sobre a febre amarela






Nos últimos dias as notícias sobre surtos de febre amarela em algumas regiões do país, principalmente em municípios do estado de Minas Gerais, andam preocupando moradores de Ilhabela, que buscam informações sobre vacinação nos postos de saúde.

Segundo a Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde da cidade, a preocupação é para quem vai viajar a estes estados onde há casos da doença. “Precisamos ficar atentos à programação de viagem. Caso no seu roteiro esteja alguma área epidêmica, tome a vacina. Os demais, como no momento não temos indícios para a imunização, não precisam se preocupar”, explicou Simone Forte, enfermeira da Vigilância Epidemiológica.



A Febre Amarela é uma doença infecciosa e sua transmissão ocorre a partir da picada do mosquito Aedes Aegypti, sendo o próprio homem infectado o propagador do vírus na população. A febre amarela é uma doença grave cuja letalidade varia de 5 a 10%, mas entre as formas mais graves pode chegar a 50%.



A utilização da vacina contra a doença é uma das formas de prevenção em áreas epidêmicas. Em Ilhabela, não há casos registrados, mas para garantir a prevenção, a equipe de controle de vetores realiza ações de casa em casa, bloqueio e, em casos específicos, nebulização. “O mesmo mosquito que transmite os vírus da dengue, zika e chikungunya é o transmissor da febre amarela, por isso, é importante manter casas e terrenos limpos para acabar com foco e criadouros do Aedes Aegypti”, observou o médico Marcos Gênova, secretário de saúde do arquipélago.



Neste período de férias e feriados prolongados é importante observar o destino escolhido, já que no Brasil há uma extensa área de recomendação para a vacinação contra a febre amarela. Caso o roteiro escolhido inclua o Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Distrito Federal, Goiás, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Minas Gerais e parte dos estados da Bahia, Piauí, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, procure as unidades do Itaquanduba, Barra Velha ou Costa Sul 10 dias antes da viagem.



Quem deve tomar a vacina?



Apenas as pessoas que irão viajar para os estados onde estejam ocorrendo casos da doença (áreas endêmicas). A vacina confere imunidade de cerca de 90 a 100% dos vacinados e deve ser aplicada 10 dias antes da viagem.



A idade mínima para vacinação é de 9 meses de idade. O esquema vacinal consiste em uma dose e um reforço único após 10 anos.



Casos quando o médico precisa ser consultado antes da vacina: pessoas idosas; imunodeprimidadas, ou seja, que estão em tratamento com quimioterapia; grávidas ou mulheres que estejam amamentando.



Contra indicações:



– Crianças menores de seis meses;

– Portadores de imunodeficiência congênita ou adquirida e câncer;

– Pacientes que apresentem baixa imunidade (deficiência no sistema de defesa do organismo)



Importante: Se você vai viajar e tem dúvidas quanto à necessidade de vacinação contra febre amarela, procure a Unidade de Saúde da Família do seu bairro e se informe com a equipe. Se você não vai viajar, não há necessidade de receber a referida vacina.

Comentários

Postagens mais visitadas