Alunos do ensino infantil de Ilhabela visitam Biblioteca Municipal





Na manhã desta terça-feira, 28, os alunos do ensino infantil da E.M. Altamira de Castro Vieira de Castro, visitaram a biblioteca municipal “Nilce Signorini”, na Barra Velha.

Para a coordenadora da unidade, Marilena Squizato de Souza, a leitura tem um valor muito importante na vida dos alunos. “Ensinar um aluno a dar valor à leitura, livros, suas histórias e conhecimentos, alfabetizar e letrar, é um processo que se constrói, dando acesso a livros diferenciados, é um ponto fundamental para desenvolver o prazer da leitura. Poder pegar, manusear, olhar um livro desde criança, transforma a relação destes pequenos com a leitura”, explicou.

Muitas crianças têm acesso às obras literárias apenas no colégio, pois muitos pais não têm o habito de ler ou contar histórias para os filhos. A ida à biblioteca teve como objetivo dar acesso à cultura da leitura e naturalizar a criança com a ideia de que existem bibliotecas municipais onde elas podem ter contato com uma grande variedade de livros.

Os alunos conheceram todo o acervo geral da biblioteca e os livros infantis; assistiram ao curta-metragem: Como cuidar do Livro! e participaram de uma contação de histórias na videoteca.

Formação sobre leitura

No início do mês de março, os professores de ensino integral participaram de uma formação continuada sobre a importância da leitura para os pequenos leitores. A leitura é uma disciplina do ensino integral que desperta aos alunos o prazer em ler, desenvolvendo habilidades em outras matérias. O livro em sala de aula é trabalhado com práticas culturais e artísticas como teatros de fantoches. “A formação foi sobre transformar alunos em leitores, visando despertar neles o prazer da leitura. Além de criar ambientes leitores, ajudar na escolha de livros adequados, como contar histórias e a leitura dramática”, explicou Batessini, coordenadora do ensino integral.

O ato de ler é uma das partes centrais do aprendizado, ao ler um conteúdo a criança contextualiza tudo o que está ao seu redor. Por meio dos textos, ela forma a sua própria opinião em diversos assuntos e tem argumentos para debater quaisquer questões. A leitura também aguça o imaginário infantil, sendo instrumento para criatividade.

Comentários

Postagens mais visitadas