Funcionários da E.M. Antônio Marques Nogueira participam de formação com aulas de ioga e shantala






A equipe de colaboradores da E.M, Antônio Marques Nogueira participou nesta terça-feira, 28, de uma formação diferente com aulas de ioga e shantala. O evento foi viabilizado por meio de parcerias com a coordenadora da unidade, Juliana Sálvia e as profissionais Marinna Viana (Ioga) e Bruna Torrecilha Ferreira (terapeuta corporal).

Segundo as profissionais envolvidas, estas atividades são importantes dentro das unidades escolares, pois proporcionam proximidade e interação entre o grupo, refletindo nos cuidados com as crianças. “As formações continuadas unificam o grupo e ajudam a fortalecer o vínculo com as crianças, por meio do toque e do carinho”, explicou a gestora da escola Juliana Sálvia.

A aula de ioga promoveu um momento relaxante entre os participantes que aprenderam diversas técnicas de respiração. “Essas técnicas melhoram a qualidade de vida, assim como no ambiente de trabalho, pois ajudam a acalmar e relaxar. Os movimentos são semelhantes aos de rotina com os cuidados com as crianças”, disse a professora de ioga, Marinna Viana.

Na aula de shantala com a terapeuta corporal Bruna Torrecilha Ferreira, os presentes aprenderam sobre a importância do tato nos cuidados com as crianças, já que o toque, o afeto e o carinho são instrumentos importantes no dia a dia com elas. “O toque, as brincadeiras, a interação das crianças nas brincadeiras de roda, são experiências concretas que desenvolvem o físico, o cognitivo, o emocional e o social dos pequenos. A criança estimulada nestes itens será uma criança mais feliz”, declarou a terapeuta.

Para o professor e coordenador de educação física Leonardo Scarpa Zanzini, esta formação beneficia adultos e crianças. “É uma proposta interessante por contar com o apoio de pessoas da comunidade envolvidas e engajadas com as questões da infância, e que podem contribuir com o trabalho dos profissionais que atendem a primeira infância. O toque e contato corporal podem contribuir muito para o desenvolvimento da criança, pois fortalece a autoestima, cria e reforça vínculos afetivos e promove aspectos de humanização”, salientou Zanzini.

O evento terminou com a entrega de certificados aos presentes: 27 auxiliares de primeira infância, 8 professores, 1 auxiliar administrativo, 3 auxiliares de serviços gerais, gestora e coordenadora da unidade e outros convidados como o coordenador de educação física da rede municipal, Leonardo Scarpa Zanzini e a diretora da E.M. Terezinha de Jesus Ferreira, Edilaine Celestino Baesse.

Comentários

Postagens mais visitadas