Secretaria de Educação de Ilhabela participa do fórum da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação






Nos dias 16 e 17 de março, na cidade de Atibaia, a secretária de educação Stella Salinas e a secretária adjunta Sandra Maria Adão, participaram do 27º Fórum da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

A Undime é composta por dirigentes municipais de educação de diversas cidades do Estado de São Paulo, e está presente em outros estados também. Os fóruns promovidos pela Undime visam antecipar e tratar de temas relevantes à educação em todo o país.

O Fórum deste ano teve um diferencial: 80% dos dirigentes são novos, assim como a secretária de Ilhabela, que participou pela primeira vez do encontro: “A reunião proporcionou a todos muita interação entre os secretários de diversos municípios, principalmente entre os que assumiram o cargo há pouco tempo, então tivemos muita troca de informações e de experiências. Esta troca de 80% dos secretários sinaliza também tempos de mudanças em diversas cidades”, declarou Salinas.

Entre os assuntos tratados durante o fórum foram destacados o Financiamento da Educação, a Educação na Primeira Infância, Comprimento de Metas do Programa Nacional de Educação (PNE) para a Primeira Infância, Inovação e Tecnologia para Educação; e Controle do gasto mínimo de 25% em educação e do cumprimento de metas e diretrizes do PNE. Todos eles apresentados de forma clara, para nortear os dirigentes de educação a cumprirem todo o sistema de gerenciamento e planejamento da educação em suas cidades.

A secretária de Ilhabela destacou também que o município foi o único a levar mais de um representante para acompanhar as palestras, apresentações e atualizações de projetos e programas oferecidos pelo MEC; atualização de leis e decretos que regem a educação. “Fomos a única cidade a ter mais de um representante no evento, além da Sandra, nossa secretária adjunta, nos acompanhou a diretora financeira da secretaria, Olga Guazzelli de Siqueira e a assessora Camila Gomes, e isso é ótimo, porque descentralizamos as informações e distribuímos as responsabilidades, trazendo resultados mais rápidos”, explicou.

O arquipélago de Ilhabela desenvolve e cumpre com muitos dos temas discutidos, como a formação continuada de professores e seus auxiliares e seguirá as orientações dando sempre prioridade à qualidade do ensino oferecido com a prestação de contas dentro da legalidade, mostrando eficiência e impessoalidade. O trabalho desenvolvido pela Secretaria de Educação de Ilhabela está alinhado às políticas públicas nacionais e estaduais de educação, indo sempre na direção do aprimoramento do trabalho.

Undime

A União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, a Undime é composta por secretários de educação dos municípios do Estado de São Paulo e tem como missão articular, mobilizar e integrar os dirigentes municipais de educação a construir e defender a educação pública com qualidade social.

Comentários

Postagens mais visitadas