Secretaria de Saúde capacita profissionais do Hospital Mário Covas e das Unidades de Saúde sobre o distúrbio da Disfagia





Fonoaudióloga palestrou para enfermeiros destacando a importância de perceber no dia a dia os sintomas e como prevenir casos mais graves



Visando a qualificação profissional, a Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou nesta semana um ciclo de capacitação sobre Disfagia, que é uma alteração da deglutição, ou seja, durante ato de engolir alimentos ou saliva. Nesta primeira etapa, a palestra aconteceu com os enfermeiros do Hospital Governador Mário Covas e responsáveis pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Durante a manhã da última segunda-feira (20), e na tarde de quarta-feira (22), a fonoaudióloga Marcella Kellerman passou instruções aos profissionais de como identificar os sintomas e como trabalhar de forma preventiva este distúrbio.

A Disfagia é caracterizada por engasgos e que pode levar a bronco aspiração da saliva ou o de alimento no ato de engolir, obstruindo parcial ou totalmente a via respiratória. Este diagnóstico não chega a ser uma doença e sim um sintoma, portanto é importante estar atento e procurar orientação ou tratamento especializado. Sendo um sintoma, ele pode ser decorrente do envelhecimento das estruturas que envolvem a deglutição (lábios, língua, bochechas…), AVC (derrame), câncer de cabeça e pescoço, traumatismo craniano, doenças degenerativas (Parkinson, Alzheimer), próteses dentárias mal adaptadas, RGE (refluxo gastro esofágico). Esta alteração pode ocorrer em qualquer fase da vida, sendo mais comum após os 50 anos, e acomete cerca de 25% da população, alcançando índices de 70% a 90% dos idosos. “Os que mais sofrem do distúrbio são os idosos, pelo envelhecimento. Eles começam a engasgar muito, têm dificuldade de deglutir, levando a complicações pulmonares como repetitivas pneumonias, porque a comida vai para o pulmão; vivem hospitalizados e internados por broncoaspiração e, às vezes, esses pacientes entram até em óbito”, disse Kellerman.

A capacitação está entre as ações da Secretaria de Saúde relativas ao Dia Nacional de Atenção a Disfagia, comemorado no dia 20 de março. De acordo com Marcella, é de grande importância marcar esta data e ainda promover a constante atualização dos enfermeiros, que são os que passam a maior parte do dia com os pacientes e que ajudam a detectar os distúrbios de deglutição, se o paciente esta com rouquidão, se ele esta engasgando ou se ele tem dificuldade de engolir a comida. “Durante um período de 12 horas a equipe de enfermagem consegue detectar com mais facilidade as dificuldades que o paciente tem na hora da alimentação. E esse dia é para conscientizar a todos sobre estes distúrbios. É um dia para conscientizar a equipe técnica à ciência dessa dificuldade e entender a importância da sinergia entre a enfermagem e a fonoaudiologia”, conclui.

Neste caso, o trabalho da fonoaudióloga é muito importante, pois avalia as estruturas que estão alteradas, ou o que está errado, como o movimento de língua, a falta de esforço muscular. “Depois de detectado o problema, é feito um plano terapêutico para reabilitar a área lesada, aquela área com problema, mudando a consistência do alimento deste paciente. Se ele esta engasgando com grãos, vamos lhe oferecer produtos mais pastosos, se a dificuldade for com líquidos, faremos a ele algo que lembra a consistência do mel. Faremos isso para que esse paciente não fique sem comer e se alimente bem”, finalizou Marcella.

A secretaria de Saúde ainda continuará com outras capacitações sobre o tema da Disfagia, visando abranger todos os profissionais da rede pública de Ilhabela.

Comentários

Postagens mais visitadas