Feira Literária de Ilhabela reúne 3.000 visitantes






A Prefeitura de Ilhabela encerrou no último domingo, 23, a primeira das quatro mostras da Feira Literária previstas para este ano. O evento foi realizado por meio da Secretaria de Cultura e Fundaci, entre os dias 18 e 23 de abril, no Centro Cultural da Vila, atraindo público aproximado de três mil pessoas que prestigiaram atrações como: contação de histórias, lançamento e trocas de livros, oficinas e exibições de filmes. Quem passou pela feira também pode aproveitar a brinquedoteca e o cantinho da leitura.

A Feira Literária de Ilhabela é um evento cultural de incentivo à leitura planejado para ter a sua primeira edição de 2017 iniciada no dia 18 de abril, data em que se comemora o Dia Nacional do Livro Infantil (em homenagem a um dos maiores escritores da literatura brasileira, Monteiro Lobato), e foi finalizado no dia 23 de abril, Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor.

Para o secretário de Cultura, Nuno Gallo, é importante destacar o resgate da Feira Literária pela gestão do prefeito Márcio Tenório. “Fizemos questão de trazer a Feira Literária de Ilhabela pela sua importância na contribuição à cultura. Além disso, resgatamos as três edições anuais, e criamos a quarta, visto que era um evento que estava abandonado”, disse. Gallo ressaltou ainda que a feira é importante para estimular as pessoas à leitura. “A leitura é fundamental para qualquer cidadão em busca do conhecimento”, concluiu.

A cerimônia oficial de abertura contou com a presença de alunos, professores, autoridades e moradores que prestigiaram o espetáculo da Orquestra Jovem de Ilhabela, sob a regência do maestro Victor de Souza, que encantou os presentes com músicas consagradas no cenário brasileiro.

Durante a cerimônia de abertura o autor e ilustrador Leandro Passos lançou o livro “A fuga dos bichos”. A obra tem como objetivo contribuir com a cultura literária, preocupando-se e valorizando a relação humana e de respeito aos animais. “O intuito é estimular a criança a ler e que seus pais também possam interagir com o assunto retratado”, diz Passos. O autor durante toda a feira autografou exemplares do livro que, em breve, serão apresentados nas bibliotecas da cidade através da contação de histórias.

No decorrer da semana também se apresentaram os contadores Kiara Terra, com “Histórias para viver o tempo como um presente”; Sherazade, com “Lendas indígenas”; José Robson, com “Boitatá e a chave de ouro” e “O estranho caso do livro sem fim”, além do grupo Pés no Chão, que apresentou a “Última busca de Gilgamesh”.

As oficinas ficaram por conta da equipe das Bibliotecas Públicas Municipais, que ensinaram a fazer origamis, e com Tatá Vassoler, que ministrou a oficina “Boneca de Nós”.

A Feira Literária de Ilhabela também contou com a parceria do projeto Pontos MIS (Museu de Imagem e Som), que ficou responsável pela exibição dos filmes. O programa visa a circulação e difusão audiovisual com o propósito de promover a formação de público e a circulação de obras do cinema.

Participaram da feira alunos da rede municipal de educação das escolas: E.M. Carolina Silva Moraes, E.M. Paulo Renato Souza, E.M. Prefeito Eurípedes da Silva Ferreira, E.M. Prefeito Leonardo Reale, E.M. Professor José Antonio Verzegnassi, E.M. Professor José Benedito de Moraes, E.M. Professora Anna Leite Julião Torres, E.M. Professora Dercy de Andrade de Castro, E.M. Professora Maria Thereza Freitas Vidal, E.M. Professora Mércia do Nascimento Dias, E.M. Professora Ophelia Reale Montanhesi e E.M. Waldemar Belisário, além do Colégio São João.

A próxima edição do evento está prevista para julho e terá o nome de Feira Literária de Aventuras de Ilhabela

Comentários

Postagens mais visitadas