Comissão Coordenadora de Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal de Educação de Ilhabela realiza 1ª reunião








Durante a semana passada foi realizada em Ilhabela a primeira reunião da Comissão Coordenadora de Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal de Educação.

Nesta primeira ação os membros decidiram que Sandra Maria Adão (secretária adjunta de educação) será a presidente da comissão e Sabrina da Silva Rodrigues (presidente do Conselho Municipal de Educação), será a secretária. “Essa é uma comissão que ficará muito exposta já que vamos monitorar a lei máxima da educação, que é o Plano Municipal de Educação, e isso é muito sério. A ética e o respeito precisam estar pautados em nosso plano para que tenhamos uma convivência harmoniosa, já que todos sabemos de nossa responsabilidade e da seriedade desse trabalho”, declarou Sandra Adão.

Para Sabrina Rodrigues, a função principal da comissão é de fiscalizar o cumprimento das metas do Plano Municipal de Educação. “A nossa função agora é fiscalizar, e precisamos ter a consciência de que essa comissão não está para agradar e, sim, para monitorar e avaliar a atuação da administração pública municipal na execução do Plano Municipal de Educação, exercida sempre com muito respeito, cordialidade e educação”.

A secretária de educação Stella Salinas, também membro da comissão, acredita na eficácia do grupo e na execução de suas atribuições. “É uma honra estar à frente de um grupo que conheço e que é responsável, acredita numa educação melhor. Defendemos ideias e queremos que o ensino de Ilhabela seja excelência, e isso não vem de uma hora para outra, vem com o amadurecimento”, disse.

A partir desta primeira reunião o grupo traçou alguns planos para que neste primeiro momento haja transparência em suas ações, como a criação de um regimento interno; o levantamento de todas as ações já realizadas pelo Plano Municipal de Educação para que, por meio deste levantamento, possam planejar as atuações seguindo um cronograma pré-estabelecido de metas a serem alcançadas no período de quatro anos; as adequações deste cronograma, que precisam estar alinhadas com a lei de diretrizes orçamentárias e com o plano plurianual, assim coma a divulgação dos trabalhos realizados.

Ficou estabelecido ainda que as reuniões ordinárias serão realizadas todas as 2ª quintas-feiras de cada mês e as reuniões extraordinárias devem ser marcadas com até 48h de antecedência, a primeira delas já marcada para a próxima quinta-feira, 18.

Comissão Coordenadora de Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal de Educação

A Comissão Coordenadora de Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal de Educação foi criada com base na lei Municipal de Educação (1.133/2015), pelo decreto 6.182/2017 de 20 de março de 2017.

Os membros foram nomeados e indicados pelo prefeito Márcio Tenório, por meio do decreto acima citado, sendo: cinco representantes da Secretaria de Educação, Stella Salina (secretária de educação), Sandra Maria Adão (secretária adjunta), Caroline Fridrich, Bruna Maia e Elaine de Araújo Gubany; cinco representantes do Conselho Municipal de Educação, Sabrina da Silva Rodrigues, Yeda Cristina Sena Lopes, Luciane Duarte Novaes, Andrea Battesini e Germano Pedro Generoso; e três representantes da Câmara Municipal, os vereadores (a) Maria Salete Magalhães, Anísio Antonio de Oliveira e Gabriel Rocha.

A comissão exercerá diversas atribuições e a principal delas é monitorar, com transparência e periodicidade, as metas e estratégias a serem atingidas pelo Plano Municipal de Educação.

O Plano Municipal de Educação é um desdobramento do Plano Nacional de Educação e prevê a atuação da administração pública municipal na área de educação com o período de vigência de 10 anos (2015 a 2025).

Comentários

Postagens mais visitadas