Obras de Gilmar Pinna serão expostas em Ilhabela



Foto: Ivair Wenceslau / PMI

Legenda: Depois do grande sucesso que fez no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, a exposição “Paixão – Caminhando no amor, na união e na justiça” chega em Ilhabela






A cidade de Ilhabela recebe a partir da próxima sexta-feira, 30, na orla do Parque Municipal Fazenda Engenho D’Água, localizada no bairro de mesmo nome, a exposição “Paixão – Caminhando no amor, na união e na justiça”, do escultor, embaixador cultural e professor Gilmar Pinna.



A exposição é composta por 46 esculturas feitas de aço inox de três metros de altura cada, que pesam cerca de 300 quilos. A abertura da mostra acontece às 19h e as peças permanecerão expostas até o dia 4 de setembro para apreciação do público. A abertura da visitação tem entrada franca.



Segundo o prefeito Márcio Tenório, exposições de obras como essa, além de contribuir com a propagação da mão de obra caiçara, fomenta a diversidade cultural. “Gilmar Pinna é um artista caiçara reconhecido que leva o nome de Ilhabela para todos os cantos do mundo com suas esculturas, muitas delas demonstrando o amor que sente por este arquipélago. Desta vez ele volta com a exposição para a cidade abordando a fé e a devoção em suas obras”, explica Tenório.



Já o secretário de Cultura e Fundaci, Nuno Gallo, ressalta que vinda da exposição movimenta o nome da cidade em termos culturais e artísticos também, visto que a autoria é de um escultor nascido no arquipélago. “Os trabalhos de Gilmar Pinna são conhecidos em diversos países, toda vez que ele leva uma exposição, leva junto o nome de Ilhabela e isso é importante para o município. Pinna rompe os limites da escultura acadêmica e mistura seres reais e imaginários, com um toque que só ele tem. Espanha, Estados Unidos, Itália, Portugal e Suíça estão entre os países que receberam os seus trabalhos e tiveram um retorno positivo. Pessoas de todo o mundo viram essa exposição em São Paulo e, agora, temos a oportunidade vê-la aqui, os olhos do mundo cultural estarão em Ilhabela”, diz o secretário da pasta.



A mistura de religiões é um dos elementos que promete prender a atenção de quem for até a orla do Parque devido a mescla de diversos ícones religiosos em um único ambiente.



“Paixão – Caminhando no amor, na união e na justiça” foi exposta, recentemente no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, e é a prova viva do reconhecimento internacional que Pinna possui ao tornar um assunto geralmente polêmico, como as discussões sobre religião, um palco democrático que convida à reflexão sobre o amor, união e justiça. Nesta exposição os apreciadores terão a honra de reviver importantes momentos de Jesus Cristo a Caminho do Calvário com a presença de outros personagens icônicos do universo religioso, como Buda, Allan Kardec, Iemanjá, Oxalá, Tupã, Krishina, Ganesha e Amon Rá, através do tema Sagrada “Via-Crúcis”.



O Parque Municipal Fazenda Engenho D’Água localiza-se na avenida Pedro Paula de Moraes, número 1.345, de frente à praia do Engenho D’Água.

Comentários

Postagens mais visitadas