Prefeitura de Ilhabela anuncia reforma e ampliação do HMC em evento comemorativo aos 15 anos de hospital



Fotos: Divulgação / PMI

Legenda: Além do lançamento do pré-projeto de reforma e ampliação do Hospital Governador Mário Covas Júnior, a Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Saúde, anunciou ainda o Programa Fila Zero Ilhabela






Durante a comemoração de 15 anos do Hospital Governador Mário Covas Júnior (HMC), realizada na tarde de ontem, 3, a Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Saúde, anunciou um novo pacote de medidas para a Saúde Pública da cidade. Entre as medidas, estão o lançamento do pré-projeto de reforma e ampliação do hospital e o anúncio do Programa Fila Zero Ilhabela, cujo objetivo é acabar com a demanda reprimida, garantindo atendimento de qualidade aos usuários.



Na ocasião, na qual aconteceu um Ato Ecumênico e apresentação do Coral Cara de Pau (composto por voluntários), o prefeito Márcio Tenório anunciou novas ações para a Saúde de Ilhabela, sendo a principal delas, o pré-projeto de reforma e ampliação do HMC. Além disso, Tenório explanou sobre alguns benefícios ao funcionalismo e direitos trabalhistas a serem aplicados, como o dissídio dos médicos, pagamento dos 8% para quem trabalha 12/36 horas, entre outros.



Segundo o prefeito, a saúde sempre será uma área que terá total apoio da administração. “Estamos trabalhando pelo melhor andamento da saúde de Ilhabela. Há muito a fazer, mas as ações já estão acontecendo e estamos acompanhando todos os novos projetos e cobrando para que as propostas feitas por esta administração sejam cumpridas. O nosso governo está focado em políticas públicas com a participação da população. Quando se tem vontade, é possível realizar melhorias. Tenho em minhas mãos o pré-projeto de reforma e ampliação deste gigante que é o hospital, e isso já é uma conquista. Vamos trabalhar, em parceria com a Casa de Leis, para que mais este sonho se torne realidade”, ressaltou o prefeito.



Inaugurado em 2 de julho de 2002, o HMC coleciona ao longo dos anos muitas conquistas, como as internações hospitalares, as especialidades (cirurgias, ginecologia, obstetrícia, ortopedia, pediatria, traumatologia e urologia), a maternidade (que trouxe de volta para Ilhabela o nascimento dos filhos da terra) e, recentemente, o tão sonhado Centro de Terapia Intensiva.



Já o Programa Fila Zero Ilhabela possui como objetivo acabar com a demanda, por meio de Mutirões da Saúde, com a meta de zerar as consultas e exames em espera de todas as especialidades médicas. O primeiro dos mutirões está previsto para acontecer ainda este mês, na área de oftalmologia, com as cirurgias de cataratas. Depois, será a vez dos atendimentos de fisioterapia e ortopedia.



O secretário de Saúde, Marco Antônio Gênova, em seu discurso, lembrou grandes avanços conseguidos na área da saúde em 180 dias de governo. “Chegamos a marca de 180 dias de governo com alguns avanços e fazendo um choque de reorganização na saúde pública do município através de mudanças significativas: intensificando ações de combate e prevenção, incentivo aos servidores com a humanização das equipes da atenção básica, a introdução de um novo sistema de gestão no Programa Saúde da Família, novos investimentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), introdução dos psicólogos nas unidades, criação do Plantão Odontológico 24h aos finais de semana e feriados, implantação de médico emergencista, a criação dos leitos do CTI no Hospital Mário Covas, e agora, queremos ampliar e reformar o hospital”, explicou o secretário de Saúde, que finaliza afirmando: “vamos deixar a nossa marca de um governo eficiente e transparente e, principalmente, a marca de um governo que assumiu um compromisso com a população”.



Além dessas propostas, novas ações para acabar com as demandas atrasadas já estão programadas para acontecer, como a aquisição de equipamentos como o Arco Cirúrgico, Densitômetro e outros.



Agora, o pré-projeto de reforma e ampliação do hospital, elaborado pela Secretaria de Obras e Planejamento Urbano, deverá ser votado em setembro, durante a aprovação do orçamento do município para o próximo ano.



Participaram ainda da solenidade, que também teve bolo em comemoração ao aniversário do HMC e homenagem aos funcionários, a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Ilhabela e primeira-dama, Júlia Tenório; os secretários José Roberto de Jesus, o “Beto de Mazinho” (Esportes, Lazer e Recreação), Katzumi Sylvio, o “Tchumi” (Obras e Planejamento Urbano), Luiz Lobo (Administração), Mauro de Oliveira (Meio Ambiente), Nilce Signorini (Desenvolvimento Social), Nuno Gallo (Cultura e Fundaci), Osvaldo Julião (Governo), Paulo César Mathias (Serviços Municipais), Stella Salinas (Educação) e Vinícius Julião (Assuntos Jurídicos); os vereadores Anísio Oliveira, Antônio Marcos Silva (Marquinhos Guti) e Nanci Zanato, além do pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Alessandro Henrique Coelho e o pastor Adelvandes Barros.



Comentários

Postagens mais visitadas