Prefeito de Ilhabela e autoridades tratam de iniciativas para melhorar ainda mais a qualidade da Segurança



Fotos: Camila Migliorini/PMI



Legenda: Reunião realizada no gabinete do prefeito Márcio Tenório







O prefeito de Ilhabela, Márcio Tenório, se reuniu no início da tarde de hoje (9) com autoridades civis e militares para tratar de iniciativas voltadas à ampliação da qualidade da Segurança no município. Entre os temas tratados com representantes das polícias Civil e Militar e OAB, estavam a instalação da Segunda Vara da Comarca de Ilhabela e implantação do Núcleo de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres.



O prefeito e as autoridades destacaram a importância da parceria estabelecida para a criação do núcleo, que tem o apoio da Prefeitura de Ilhabela, 244ª Subseção da OAB de Ilhabela, Poder Judiciário, Ministério Público, policias Civil e Militar e poder legislativo municipal.



As autoridades lembraram iniciativas como o levantamento dos locais com maior incidência de casos de violência contra a mulher para intensificar o patrulhamento nessas áreas, a implantação da “Patrulha Maria da Penha” e outras voltadas à defesa da integridade física das mulheres, filhos e dependentes. Também destacaram que a criação do núcleo objetiva oferecer atendimento humanizado às mulheres vítimas de violência na Delegacia de Polícia, por ser “a principal porta de entrada das vítimas”.



Outro tema abordado foi a ampliação do sistema de segurança conhecido como “Detecta”, considerado muito importante para a investigação da Polícia Civil. Por meio de câmeras, a polícia tem acesso e informações sobre os veículos filmados pelos equipamentos do sistema, que depende de melhoria no serviço de telefonia oferecido à cidade, fato que o secretário de Assuntos Jurídicos, Vinícius Julião, lembrou já haver estudos em andamento pelos responsáveis da área.



Sobre a criação da Segunda Vara da Comarca do Município de Ilhabela, o presidente da OAB, Geralcílio Costa, destacou que há projeto tramitando na Assembleia Legislativa de São Paulo para a criação pelo Tribunal de Justiça do Estado (TJ). O prefeito Márcio Tenório se dispôs a fazer gestões junto aos deputados estaduais e Tribunal para aprovação do projeto e ampliação da estrutura, que trará mais celeridade aos processos e decisões judiciais. Para a OAB uma grande mobilização em torno do assunto trará benefícios à população.



Ao final da reunião, o prefeito Márcio Tenório avaliou a reunião como muito produtiva. “Eu acredito na força dessa união de esforços. Vamos avançar ainda mais na melhoria da Segurança em nossa cidade”.



INSS

Durante a reunião também foi tratado outros dois temas de interesse da população ilhabelense: a instalação de um Posto Avançado da Vara do Trabalho e outro de Perícia do INSS. A OAB está propondo que um juiz do Trabalho de São Sebastião faça audiências em Ilhabela, recebendo apoio com sala, dois funcionários e computadores.



Desta forma a população local seria atendida no município, sem ter que se deslocar até outra cidade. É provável que prefeito e OAB participem de reunião no Tribunal Regional do Trabalho, que deve ser agendada pela entidade representativa dos advogados. O presidente da OAB também explicou que a ideia de um Posto Avançado do INSS em Ilhabela evitaria o deslocamento dos moradores até Caraguatatuba. O prefeito afirmou que o município fará estudos no sentido de facilitar o acesso dos moradores ao serviço oferecido pelo INSS.



Também participaram da reunião, além do prefeito, a vice-prefeita Maria das Graças Ferreira dos Santos Souza, Gracinha, o delegado Seccional de Polícia do Litoral Norte, Múcio Mattos Monteiro de Alvarenga, o 1° tenente PM Adriano Alves Diniz, o secretário de Assuntos Jurídicos, Vinícius Julião, o presidente da OAB, Geralcílio Costa e a secretária Geral da OAB, Raquel Navarro Pagliarini.

Comentários

Postagens mais visitadas