Prefeitura de Ilhabela realiza vistoria técnica em comunidades tradicionais
A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Obras e Planejamento Urbano, realizou no último sábado, 29, uma série de vistorias técnicas em comunidades tradicionais caiçaras.
O secretário da pasta, Katzumi Hoyer, o Tchumi, acompanhado pelo arquiteto Julio Secco e pela estagiária Thais Karolyne do Nascimento, iniciou as visitas na E. M. Castelhanos, no prédio correspondente à localidade Canto do Ribeirão. Os funcionários inspecionaram a edificação e registraram possíveis melhorias, assim como apontaram ajustes para melhor atender a população local que utiliza os serviços prestados no imóvel.
Além de vistoriar a atual situação da escola, a equipe também examinou a câmara fria (equipamento), utilizado para armazenar pescado em baixas temperaturas.
Outro ponto visitado pela comitiva foi um terreno situado na região central da comunidade de Castelhanos. Neste terreno deverão ser construídos uma escola, um posto de saúde, uma quadra poliesportiva e uma área comunitária destinada aos moradores da comunidade. Os projetos ainda estão em fase de planejamento.
Em seguida, foi a vez da E. M. Castelhanos, no prédio Canto da Lagoa, que recentemente recebeu melhorias. O acabamento final foi examinado, assim como a câmara fria do local. O mesmo procedimento também aconteceu na comunidade da Praia Mansa.
Segundo o secretário de Obras e Planejamento Urbano, as vistorias são necessárias pois averiguam as efetivas necessidades e atendem as reivindicações levadas ao prefeito por parte dos moradores. “Analisamos todas as condições destas comunidades. Verificamos as instalações escolares, as câmaras frias utilizadas, assim como o sistema de tratamento de efluentes da região. As comunidades tradicionais precisam de atenção específica para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, através de projetos que aperfeiçoem a infraestrutura desses pontos”, explana Tchumi.
O prefeito Márcio Tenório ressalta que a valorização desse grupo de moradores dá voz e fortalece a integração com o restante da municipalidade. “Visamos o nascimento de uma instância de democracia participativa que pretende promover o desenvolvimento sustentável das comunidades caiçaras, além de conhecer, fortalecer e garantir os direitos dessa população. O que temos é o reconhecimento das comunidades como um local que também merece os cuidados e melhorias que realizamos em todo o município”, finaliza o prefeito.
A Secretaria de Obras e Planejamento Urbano pretende realizar vistorias como essa periodicamente, sempre fiscalizando e atendendo presencialmente a população, mesmo a dos bairros mais afastados, como no caso das comunidades tradicionais.
Comentários
Postar um comentário